Xadrez, a nova opção de atividade na jornada

Xadrez, a nova opção de atividade na jornada
Socialização também é destaque no xadrez

Uma novidade vem agitando a rotina de alguns estudantes da jornada estendida: as aulas de xadrez que tão sendo ministradas pela professora Mariana Aquino de Oliveira aos estudantes de 1º a 8º do ensino fundamental. Os encontros acontecem no próprio ambiente da jornada, terça e quinta-feira para as turmas de 1º a 3º ano e na quinta para turmas de 4º a 8º ano.

“Através das aulas de xadrez os alunos desenvolvem a concentração, a melhora no raciocínio lógico, bem como controle das emoções nas situações e jogadas. Além disso, o jogo que exercita a mente, também acalma e faz com que sejam criadas várias estratégias para vencer o adversário”, esclarece a professora.

No contexto escolar, muitas instituições fazem uso do jogo de xadrez como estratégia para alavancar o processo de ensino e aprendizagem. No Paraná, um a escola adotou o jogo como atividade junto aos estudantes de 6º ano do ensino fundamental justificando: “é fácil os professores notarem em alguns alunos dificuldades curriculares, como por exemplo, a língua portuguesa e a matemática, por não entender o que o enunciado do problema lhe diz. Portanto, o jogo de xadrez pode ajudar na busca da compreensão e a resoluções de problemas, para a melhoria do raciocínio lógico e com isso levar o estudante a pensar, buscar soluções, encontrar o seu próprio sistema de ação e para isso tem-se que evitar, sempre que possível, as soluções mecanizadas”.