Um raio de sol sobre a escolha profissional

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Um raio de sol sobre a escolha profissional
Nutrição e Medicina foram as áreas de debate nessa edição

Dentro da disciplina Projeto de Vida, da 3ª série do Ensino Médio, os estudantes puderam vivenciar, no dia 04 de novembro, mais uma edição do Raio de Sol, uma experiência que os coloca frente a frente com antigos alunos da EIC, que já passaram pela experiência de escolha profissional pela qual eles passam hoje. O encontro aconteceu no salão da EIC e teve como foco a nutrição e a medicina, duas áreas de interesse do grupo demonstrado por meio de pesquisa interna.

Nesse semestre o Raio de Sol teve um perfil diferente. A professora Janice Rodrigues trouxe antigos alunos que ainda estão nos bancos universitários, com estágios, decisões para residência e em busca de uma graduação a mais, no caso mestrado. Ambos estudantes na área da saúde compartilharam suas rotinas de estudo tanto em preparação para vestibular, quanto no período universitário.

Igor Rodrigues Gardin, que estudou na EIC no período de 2002 a 2016 e prosseguiu no cursinho em 2017, foi um dos convidados. Hoje, ele cursa o 4º ano de Medicina na UFGD. A outra egressa presente foi Luana Klauck Kern, aluna da EIC no período de 2003 a 2016. Ela formou-se recentemente em Nutrição, também na UFGD, e atualmente é pós-graduanda em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos.

Por meio de perguntas elaboradas pelos alunos do terceirão e intermediadas pela coordenadora do Serviço de Ensino Religioso (SER), Celina Pereira Oliveira, a entrevista pode proporcionar uma perspectiva positiva de decisão para muitos, que estão em busca de aprovação nos cursos em foco. Durante as falas, ficou evidente o reflexo da educação franciscana humanizadora, que deixou marcas. Quando questionado sobre a relação com pacientes e as diversas situações de atendimentos, por exemplo, Igor responde: “antes de tudo temos que cuidar do paciente, da pessoa e não da doença”. Ambos os convidados demonstraram, em suas palavras, a gratidão pela formação adquirida na EIC tanto pelo conhecimento, quanto pelos valores.

 

Notícias