Turmas de 5º e 6º ano participam do EICálculos

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Turmas de 5º e 6º ano participam do EICálculos
Trabalho em equipe, pensamento rápido e conhecimento matemáticos foram desafiados nas provas

A fim de promover a integração entre estudantes e professores e despertar, nos alunos, o gosto pela Matemática, as turmas de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental participaram, no dia 28 de novembro, do EICálculos, uma gincana que envolve matemática, raciocínio lógico e trabalho em equipe.

Essa é a primeira vez que a atividade foi proposta a essas turmas, já que até o ano passado era realizada com as turmas de 7º e 8º anos. Os professores Fabrício Germany, Maristela Fagundes e Eliane Alves, com a colaboração da coordenadora Nilva Serrano S. Piovesan e do orientador Fábio Bettoni, envolveram os alunos no clima de jogos intelectuais que ocuparam toda a manhã.

A disputa foi idealizada a partir da utilização de resolução de problemas desafiadores, envolvendo conteúdos matemáticos que pudessem ser vinculadas à recreação. Também foi proposta uma prova de atitude solidária para arrecadar tampinhas de plástico, de diversos tamanhos, em prol do Hospital de Amor de Dourados. Outras brincadeiras, já conhecidas pelos alunos, também fizeram parte do dia, como a tabuada humana, que sólido geométrico é esse, charadas e estimativa.

Segundo os professores, essa atividade propõe ao educando uma aprendizagem divertida e prazerosa, pois o estimula a usar seus conhecimentos prévios na construção do pensamento. “Esperamos, com o projeto, ter proporcionado momentos de aprendizagem de forma lúdica, que façam com que o aluno crie gosto pela matemática, faça relações entre os conteúdos trabalhados em sala e perceba a importância do trabalho em equipe”, disse a professora Maristela Fagundes.

Notícias