Turmas de 2º ano iniciam projeto de leitura

Turmas de 2º ano iniciam projeto de leitura
Objetivo é transformar a leitura em uma experiência prazerosa

Os meses de abril e maio reservam muitas aventuras para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesse período, as professoras Amanda Vieira e Elizabete Santos iniciarão as atividades com os literários que fazem parte do material da FTD que, além dos módulos, oferece aos estudantes a proposta de leitura de quatro histórias que enriquecem as aulas de língua portuguesa e ajudam a melhorar a performance dos alunos como leitores.

As salas de aula deram espaço para a leitura conjunta do primeiro literário: O Domador de Monstros, de Ana Maria Machado, que trata de temas como o medo, a superação dele, o poder da imaginação e a forma como cada um vê e enfrenta as situações. Nessa primeira obra, as professoras mesclam a contação de histórias com a leitura dos alunos, respeitando os diferentes ritmos deles.

"O trabalho realizado é um momento especial de leitura e deleite, quando a professora realiza a leitura de maneira lúdica e dramatizada, a fim de despertar no estudante o gosto por e4sse hábito. Ao final da dramatização, fazemos um momento de reflexão sobre a história e o aprendizado obtido naquele instante. Os estudantes ficaram encantados com beleza do livro e se divertiram com a imagem dos monstros", registrou a professora Elizabete Santos.

Mas o contato com os literários vão além da sala de aula. “Nós começaremos a ler juntos em sala, depois estenderemos para as famílias. A ideia é que as crianças se familiarizem ainda mais com esse universo mágico que é a leitura”, destaca a professora Amanda Vieira, que contou com a girafa Gigi como convidada de honra para fazer parte da entrega das obras e que acompanhará os alunos no desenrolar dos processos de leitura.

“É uma proposta do material adotado pela nossa escola, não tem porque não se envolver e mergulhar de cabeça para o sucesso geral da turma. Vivi a experiência com esses livros no ano passado e foi muito boa. Esse ano, acredito que será melhor ainda”, finaliza a professora Amanda, cheia de boas expectativas para as vivência.

Ainda fazem parte desse acervo inicial: A Zebrinha Preocupada, texto e ilustrações Lúcia Reis, Você quer ser meu amigo?, de Éric Battut com tradução de Ligia Cademartori e Mas Será que Nasceria a Macieira?, de Alê Abreu com ilustrações  de Priscilla Kellen. Esse último é a base do projeto de autoria dos estudantes, que é encerrado anualmente com sessão de autógrafos deles para suas famílias, no projeto Macieira.