Telejornal da EIC, uma experiência nova nas turmas do Fundamental

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Telejornal da EIC, uma experiência nova nas turmas do Fundamental
Âncoras e repórteres atuaram ao vivo

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental mergulharam no universo das notícias nas aulas de Técnicas de Redação, com a professora Elizabete Santos. Ao conhecerem o gênero textual jornalístico, os alunos realizaram atividades de interpretação e produção de notícias e produziram telejornais.

Divididos em grupos de quatro a cinco alunos, dois atuaram como âncoras do jornal e os outros atuaram como repórteres. Durante o processo de produção, a professora reservou aulas para que os estudantes montassem suas notícias e as ensaiassem. Os ensaios foram realizados no pátio da escola (mesas amarelas).

Segundo Elizabete, o que motivou a produção do telejornal foi o desejo de despertar nos alunos o interesse pelo conhecimento, adquirido através das notícias de jornais e revistas. “É preciso incentivar os estudantes a serem bons leitores e críticos do que acontece no mundo. A tecnologia precisa nos ajudar a formar cidadãos críticos e não uma geração de alienados”, diz ela.

Vinheta, bancada, entrevistas, matérias ao vivo e muitos outros elementos do telejornalismo foram experimentados pelos estudantes no “Telejornal da EIC”, apresentado ao vivo para os colegas.

Base teórica: Em sua obra “Educomunicação: um campo de mediações”, o professor Ismar de Oliveira Soares, da USP, sustenta sua argumentação na defesa do campo de inter-relação comunicação/educação, por meio de pensadores, filósofos, educadores, comunicólogos que têm produzido análises sobre a realidade contemporânea e a relação das Ciências Humanas e Sociais com a Educação e a Comunicação, tendo como ponto de partida a importância da comunicação na atualidade. Fundamentado teoricamente, o autor busca demonstrar como vai se configurando um campo de atuação para a educomunicação.

O uso de ferramentas da comunicação em ações pedagógicas foi tema do 5º Congresso das Escolas Franciscanas, em 2012, em Santa Maria, que contou com a presença de Ismar Soares no debate.

 

Notícias