Telejornal da EIC, uma experiência em sala


Novembro foi o mês de encerramento do projeto de Educomunicação (uso dos meios de comunicação social no processo de aprendizagem), realizado pela professora de língua portuguesa, Elizabete Maria dos Santos, junto às turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A apresentação do Telejornal da EIC aconteceu, no dia 03/11, no salão da escola.
Os estudantes começaram o processo conhecendo, nas aulas de Técnicas de Redação, o gênero textual jornalístico, seguido de atividades de interpretação e produção de notícias. Então, a professora Elizabete propôs aos alunos a preparação de um telejornal, dividiu a sala em grupos de três a quatro alunos e separou dois alunos para interpretarem os âncoras do jornal. Nesse momento os estudantes passaram a vivenciar o gênero jornalístico produzindo suas próprias notícias, conforme a área de interesse.
Foram utilizadas seis aulas para que os estudantes montassem suas notícias e as ensaiassem durante as aulas de produção textual, no pátio da escola (mesas amarelas), com a supervisão da professora. Durante a apresentação, as notícias foram encenadas pelos estudantes, que atuaram como repórteres e personagens de matérias de diferentes editorias: esporte, turismo, gastronomia, educação, polícia...
Segundo Elizabete, o que motivou a produção do telejornal foi seu desejo de despertar nos alunos o interesse pelo conhecimento, adquirido por meio de notícias de jornais e revistas. “É preciso incentivar os estudantes a ser bons leitores e críticos do que acontece no mundo. A tecnologia precisa nos ajudar a formar cidadãos críticos e não uma geração de alienados”, considera ela.