Seminário reforça princípios, valores e atitudes franciscanas

Seminário reforça princípios, valores e atitudes franciscanas
Grupos de estudo envolveram professores de segmentos diferentes

Estar em rede significa estar conectado, independente da distância geográfica. A rede SCALIFRA-ZN está presente em diferentes estados do país, mas mantém a unidade de oito escolas e uma universidade, por meio de ações pensadas, planejadas e executadas de forma conjunta. Assim aconteceu com o Referencial Educativo da Rede SCALIFRA-ZN, entregue no seminário ocorrido no último sábado (02/10) na EIC. Estiveram presentes, a direção, a supervisão coordenação pedagógica, a orientação educacional e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além do Serviço de Ensino Religioso (SER), que contribuiu com a espiritualidade do encontro.

Até chegar ao documento final, entregue à equipe, houve todo um caminho de construção, que envolveu todas as escolas da rede nos anos de 2019 e 2020. Esse processo buscou alinhar o referencial educativo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas da rede à BNCC e aos pressupostos filosóficos franciscanos. Na EIC, a dinâmica de entrega do referencial impresso aconteceu durante a formação continuada e por meio de seminário, com 14 grupos de trabalho para a construção de uma síntese criativa do documento.

“O objetivo deste seminário foi o avivamento dos princípios, valores e atitudes franciscanas com foco no ensino de excelência”, explica a coordenadora pedagógica, Eliane Maria Amaro. Os grupos trabalharam princípios, valores e tudo o que norteia o plano de educação da SCALIFRA-ZN. “Foi um momento bem significativo para todos”, diz a coordenadora Marga Pavin. “Retomamos o que já sabemos, mas é importante estarmos sempre bebendo dessa fonte porque isso nos fortalece para continuarmos nesse trabalho, nessa missão que a rede sonha para as escolas: esse engajamento de todos”, considera ela.

“Foi uma manhã muito agradável. O encontro entre docentes da Educação Infantil e Ensinos Fundamentais Anos Iniciais e Finais para o estudo do Referencial Educativo SCALIFRA – ZN nos oportunizou momentos de reflexão, repensares, diálogos e troca de experiências com os colegas de trabalho. Somado a isso, a forma com que sempre foram organizados os seminários de estudos, nos possibilita dialogarmos com colegas de trabalho que pouco convivemos, seja por causa dos horários diferenciados ou dos diferentes níveis de ensino que cada um atua. E essa convivência é enriquecedora, pois aprendemos muito com o olhar do outro, com a fala do outro”, salientou a professora Ana Cláudia Marques Pacheco.