Semana Franciscana na EIC

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Semana Franciscana na EIC
Benção franciscana à comunidade de Dourados, no encerramento da Caminhada pela Paz

Uma intensa programação envolvendo a comunidade interna e externa da EIC foi realizada no período de 01 a 05 de outubro, em comemoração ao dia de São Francisco (04/10).

A exposição da Relíquia de São Francisco na Capela da EIC foi um momento especial em que se pode estar frente a frente com a materialização do patrono da escola. A relíquia é um fragmento do fêmur do santo que está em peregrinação por todas as fraternidades do Brasil, em comemoração aos 800 anos de criação da Ordem Franciscana Secular, organização de leigos que, guiados pela igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical. A relíquia ficou exposta na capela e, no final do dia, foi levado para a residência das irmãs, acompanhado pela Bandinha EIC.

Na quarta-feira, as crianças da Educação Infantil mantiveram a tradição de espalhar sua pureza aos colegas, no Dia do Abraço. Esse é sempre um momento aguardado pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio em que os pequenos passam pelas salas exercendo o acolhimento e a ternura em forma de abraço. “Queria levá-los para casa” é uma reação que se repete a cada contato com esses pequenos mensageiros do amor .

Nos dias 02 e 03 os alunos do Ensino Médio encenaram o Trânsito de São Francisco na Paróquia São Francisco e no Mosteiro Santa Maria dos Anjos, respectivamente, levando para a comunidade a vivência da passagem do santo desta realidade humana para a Vida Eterna.

No dia de São Francisco, 04/10 (sexta-feira), a coordenadora do Serviço de Ensino Religioso (SER), Celina Martins, realizou, junto às turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Cultivo Franciscano “Louvor a Criação”, na Capela da EIC. Por meio de uma estratégia lúdica, contou a história da criação, da origem de todas as criaturas que Francisco chamou de irmão. No final do dia, o Frei Jefferson deu a benção aos animais, no pátio da entrada principal da Escola.

Para encerrar a Semana Franciscana, mais de 300 pessoas entre alunos, pais, colaboradores da EIC e comunidade realizaram, a 12ª décima segunda edição da Caminhada pela Paz. A saída aconteceu da frente da escola, após exercícios de alongamento e aquecimento orientados pela acadêmica de Educação Física e antiga aluna da EIC, Natália Amaro. No trajeto até a Catedral, os caminhantes pararam em frente ao Hospital Santa Rita, rezaram e pediram bênçãos aos doentes e aos profissionais da saúde. Na chegada à praça Antônio João, as alunas do balé apresentaram um número artístico e o Frei Sílvio deu a benção a todos. Como sempre, a caminhada foi encerrada com o abraço e com desejos de Paz e Bem.

As fotos de todos esses eventos estão disponíveis na nossa Galeria. Acesse.

 

Notícias