SCALIFRA-ZN comemora jubileu de platina em 2021

Escola Franciscana Imaculada Conceição
SCALIFRA-ZN comemora jubileu de platina em 2021
Arte será utilizada pelas escolas da Rede durante todo o ano de 2021

Na semana passada a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis (SCALIFRA-ZN) lançou o selo que comemora o jubileu de atividades em Santa Maria (RS), após a divisão da entidade. No dia 31 de julho a SCALIFRA-ZN completa 70 anos de intensa participação no desenvolvimento da cidade onde está sediada, mas as comemorações acontecerão ao longo de todo o ano jubilar de platina.

A seguir, reproduzimos alguns trechos do texto produzido pela reitora da Universidade Franciscana (UFN) e diretora presidente da SCALIFRA-ZN, Ir. Iraní Rupolo, para o jornal Diário de Santa Maria, no ano passado. Por meio dele, é possível conhecer um pouco da história da mantenedora de nossa escola e entender a sua importância ao longo de anos que as irmãs franciscanas dedicam à educação, à saúde e à assistência social no Brasil e no mundo, inspiradas no exemplo de Madre Madalena.

“A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, à qual pertence a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte, SCALIFRA-ZN, é uma entidade de âmbito internacional, fundada na Holanda, no ano de 1835, por Catarina Damen e que, posteriormente, expandiu-se para a Alemanha. Sua história no Brasil iniciou no ano de 1872, quando estabeleceu a missão no Rio Grande do Sul. Constituiu-se em mantenedora de instituições de ensino e organizou-se em sociedade civil, na cidade de São Leopoldo, em 1903 com a denominação de Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis.

Com a expansão para outras regiões do Estado e o aumento de instituições educacionais, houve a necessidade de desmembramento, criando-se assim, com sede em Santa Maria, a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, SCALIFRA-ZN, constituída em 31 de julho de 1951. [...]

Com a expansão da área de atuação das instituições, a Rede de Educação Franciscana da SCALIFRA-ZN encontra-se presente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Em sua organização atende às finalidades da educação básica e superior com vistas a qualidade de ensino.

[...]
Esta atividade educativa, vinculada à formação continuada e à motivação de investigar, criar e inovar, está fundamentada no pensamento franciscano e orienta a educar para o conhecimento, a formação humana, profissional e científica. A interlocução com a realidade busca manter, nas instituições de ensino, espaços de criatividade e participação, permeando o conhecimento com o compromisso de construir significado para a ciência e os valores humanos.”

 

Notícias