Saúde bucal, uma questão de consciência

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Saúde bucal, uma questão de consciência
Kit personalizado de higiene bucal fez parte do projeto

Estudantes do Pré I, turmas A, B e Polo, vivenciaram, no segundo e terceiro bimestres de 2021, o projeto de Saúde Bucal. As atividades aconteceram por meio de aulas, vídeos, interações com nutricionista e histórias. As professoras Cristiane Quieregati, Charlene Delgado e Patrícia Tolentino capricharam no roteiro e conduziram seus alunos por uma verdadeira viagem no cuidado com os dentes.

Na primeira etapa do projeto, as crianças participaram de registro e atividades lúdicas como a contação da história “Saúde dos dentes” e ainda fizeram recortes de revistas e desenhos. Na segunda etapa, houve a participação da nutricionista da escola, Ana Paula Flora, enfatizando a importância de uma alimentação adequada para a saúde dos dentes. Os alunos foram desafiados com a produção de uma “caixa mágica” para identificar os amigos e inimigos dos dentes. Na terceira etapa, os estudantes aprenderam com o Dinossauro Dentuço maneiras corretas de ter uma boa escovação e, na finalização do projeto, foi entregue o kit com creme dental e escova de dente, batizado de “O Senhor dentinho”.

A escola tem um papel muito importante na vida da criança e a saúde é um eixo ligado à educação. Este projeto visa ensinar aos pequenos o cuidado que deve-se ter com os dentes e entende-se que é necessário a formação de bons hábitos de higiene desde a primeira etapa da vida de uma criança. É nessa fase que a plenitude do aprendizado adquirido acontece e deve ser levado a vida inteira. “Com a pandemia do Covid 19, as crianças aprenderam o quanto é importante a higiene das mãos e uso de máscaras e, com o projeto, foi gratificante ver a felicidade e o entusiasmo deles em aprender a cuidar dos próprios dentinhos, foi muito lindo”, registra a professora Charlene.

Notícias