Rotina, uma importante conquista do Berçário

Rotina, uma importante conquista do Berçário
Rotina escolar acontece em diferentes ambientes da escola

As professoras Cleiciane Campos e Lucielma Teles, do Berçário, focam em atividades para que os alunos estejam, o mais rápido possível, adaptados à rotina a eles proposta. Isso porque ela organiza, norteia e orienta, diminuindo a ansiedade do desconhecido e a insegurança. Por isso, ações comuns aos adultos, como a chegada no ambiente escolar, a hora da oração, o momento de interagir com música e histórias, fazer as atividades e passeios, ir parquinho, participar da hora do lanchinho e até mesmo o momento de descanso são tão importantes para as crianças.

“O desenvolvimento de rotinas, nesse primeiro momento em que a criança irá interagir com o mundo, gera vários benefícios, dentre os quais: autonomia, interação, segurança e senso de responsabilidade. A partir da internalização da rotina, a criança consegue memorizar a ordem dos acontecimentos e se sente mias segura e confortável. Isso faz com que ela busque cada vez mais sua independência e liberdade”, observa a professora Cleiciane.

A participação da família nesse processo é muito importante também porque a programação de hábitos, como estabelecer horas para adormecer, organiza as fases seguintes do crescimento. Ao ter uma sucessão de eventos definida, a criança começa a ajustar seu relógio biológico e a autoconfiança adquirida pela rotina - em casa e na escola - possibilita o desenvolvimento das habilidades sociais e do autocontrole.

“É perceptível que as crianças sentem tranquilidade e segurança ao explorar os ambientes escolares, desenvolvem melhor a autonomia, com a redução da ansiedade e ausência de imprevisibilidade. A rotina do bebê é mais importante do que se imagina, ela ajuda no desenvolvimento global da criança, no cognitivo, socioafetivo e até mesmo na saúde”, finaliza a professora.