Retorno à escola, momento de acolhimento da equipe

Retorno à escola, momento de acolhimento da equipe
Afetividade é marca do grupo de colaboradores

Nos dias 29 e 30 de janeiro os estudantes da EIC retomam as atividades para a abertura do ano letivo de 2024. Para o corpo pedagógico, entretanto, o retorno aconteceu na segunda-feira, dia 22/01. Acolhimento, espirituralidade e alinhamento são palavras de ordem nesse momento de retorno, que, em alguns momentos, envolve também os demais colaboradores da escola.

Em meio à movimentação de preparativos para que tudo esteja em ordem na volta às aulas, há a oportunidade para que os profissionais que estão entrando na escola conheçam o jeito franciscano de ser e para aqueles que já faziam parte do grupo no ano passado – e há mais tempo – possam firmar-se nos ensinamentos de Madre Madalena e São Francisco de Assis como inspiração para seu fazer pedagógico em sala de aula.

A coordenadora do ensino religioso (SER), Celina Pereira Oliveira, é responsável pelo direcionamento da espiritualidade nesse momento de acolhida. “Dentro da escola, nosso ponto de partida são nossos princípios e nosso valores franciscanos. Toda a nossa acolhida e espiritualidade desse momento de retorno focaram na reflexão, baseada na Palavra, nas escrituras, mas que nos desse resposta para um olhar voltado para as nossas atitudes voltadas a eles. Esse é o fundamento para nosso caminhar em 2024”, disse ela, esclarecendo o direcionamento dado a esse momento.

A coordenadora do SER considera que a importância desse momento se dá, também, pela oportunidade de dar aos colaboradores “um ar novo, uma esperança nova, um novo entusiasmo, que é o que muitos de nós precisamos nesse começo de ano. Somos algo que começou no amor, no grande projeto de Deus, e temos que dar essa continuidade. Precisamos estar preparados para esse aluno que chega aqui e quer respirar o novo, quer sentir o novo. E o que começou na segunda-feira é o que vai dar acolhimento aos nossos alunos”, diz

E todas essas intenções causam impacto no grupo. A nova professora de gramática das turmas de 1ª e 2ª séries do ensino médio, Waneuza Soares Eulálio, chegou a Dourados há menos de um mês, vinda de Mina Gerais, e diz que se sentiu muito bem recebida. “Uma coisa muito importante dessa escola é o acolhimento, ela consegue fazer com que nos sintamos em casa”, disse.

Segundo ela, para quem está começando a fazer parte do grupo e da dinâmica da educação franciscana, “esse treinamento é muito importante, porque faz com que vejamos a escola como um todo, como funciona, amarrando os projetos e toda a forma de trabalhar. Está sendo muito importante para mim nesse sentido. Estou muito satisfeita com o que estou vivendo aqui”, considera a nova professora.