Psicóloga e orientadores da escola promovem ações contra o bullying


O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola é celebrado hoje, 7 de abril, e junto a isso, a psicóloga da escola, Daniela Cardoso, preparou uma programação para pais e alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e 4º e 5º do E.F. Anos Iniciais. “O bullying e o cyberbullying são problemas que podem surgir, especialmente no ambiente escolar, e têm causado sérios impactos na vida das vítimas como baixa autoestima, dificuldade de aprendizagem, ansiedade, depressão, isolamento social e dentre outros” justificou ela.
A primeira atividade foi uma conversa com as orientadoras educacionais e responsáveis pelas normas de convivência, Givanilda da Silva Diniz e, a também vice-diretora, Ana Paula Machado, pois elas têm contato direto diariamente com os alunos. Já no dia 20 de março, a escola promoveu uma palestra para os pais e responsáveis com o tema “Cuidando dos direitos: o papel dos pais no combate ao bullying à luz do ECA e outras questões legais”, e convidou a psicanalista Mary Meiry de Moura para uma conversa aberta que, de acordo com aqueles que compareceram, foi muito proveitosa e esclarecedora, mesmo com a baixa adesão do público.
A última atividade está em desenvolvimento, a psicóloga está visitando cada uma das salas para falar para falar das consequências legais e psicológicas tanto na vítima como para o autor. Trabalhando com o tema “Bullying e Cyberbullying: desafios e caminhos para o enfrentamento”, a psicóloga define o conceito de bullying para eles, fala sobre o combate das brincadeiras que podem machucar o outro e está incentivando aos alunos para agirem assertivamente e falarem para os adultos responsáveis o que está acontecendo. A saudação franciscana é “Paz e Bem”, e a EIC tem o compromisso de promover essa cultura e garantir um ambiente seguro e saudável para todos.