Projeto Fazendinha do Maternal

Projeto Fazendinha do Maternal

Neste trimestre, os pequenos alunos do Maternal 1, fase 2, da Educação Infantil, vivenciaram experiências novas com o desenvolvimento do projeto Fazendinha do Maternal. Levando em conta que os animais fazem parte do dia-a-dia, as atividades buscaram levar para as crianças as características dos animais e seus sons emitidos, assim como desenvolver atitudes de respeito e carinho pelos animais.

O projeto foi aplicado em sala por meio de histórias sobre o tema, explorando texturas e imagens do livro, representações com atividades em sala de aula, músicas sobre o tema e, no final do projeto, houve a exposição de animais confeccionados de caixa de papelão para que as crianças pudessem interagir com eles.

"O projeto foi elaborado com o propósito de despertar a imaginação dos alunos sobre os animais, pois eles estão presentes na vida deles em histórias infantis, brinquedos, músicas e desenhos", diz a professora Patrícia.

"Durante o trabalho realizado, percebemos o interesse das crianças em conhecer os animais e as suas características e, com a exposição, um dos animais que mais chamou atenção foi a vaca já que eles puderam ordenhar a vaquinha confeccionada", ressalta a professora Joyce. Para tornar a ordenha possível, foi colocado água e tinta guache branca dentro de uma luva cirúrgica as crianças interagiram, como se fosse a mama.

As profissionais ficaram satisfeitas com o resultado do trabalho e consideram que conseguiram trabalhar a oralidade, a coordenação motora fina e a imaginação dos estudantes.