Projeto "Cuidados com a Saúde do Corpo": Pré II (EI)
Aprender a cuidar de si mesmo é, talvez, a primeira e mais importante aventura da infância. Para as turmas do Pré II (EI), essa jornada se transformou em um projeto completo: o "Cuidados com a Saúde do Corpo", uma iniciativa que, em etapas, ensinou aos pequenos que ser saudável é divertido, saboroso e muito dinâmico.
A aventura, coordenada pelas professoras Danielly, Jaqueline, Natany e Menara e pela coordenação de Fernanda F. Gabatel Barbosa, começou em julho. Nos dias 1 e 3, o foco foi a alimentação. A nutricionista da escola, Luisa Caetano de Andrade para uma conversa, que rapidamente se transformou em diversão. Os alunos participaram do "jogo do desafio", girando a "roleta das frutas" e sendo incentivados a provar novos sabores. O dia terminou com uma deliciosa (e muito colorida) salada de frutas e um bate-papo essencial sobre a higiene do corpo e da boca.
Para dar continuidade a esse processo: Muitos pais enfrentam o desafio de introduzir novas frutas e legumes. A "roleta das frutas", usada no projeto, é uma dica de ouro! Que tal criar em casa um "desafio da cor"? A brincadeira de sortear a cor que a criança precisa "provar" no prato pode transformar a resistência em curiosidade e diversão.
A jornada não parou por aí. Depois de aprender sobre o "combustível" do corpo (os alimentos), era hora de colocá-lo em movimento! No dia 25 de setembro, o projeto teve seu encerramento com foco nos exercícios físicos. Com muito alongamento, dança e atividades lúdicas, as crianças aprenderam na prática como é bom se exercitar.
Para celebrar o fim do projeto e incentivar a continuidade dos bons hábitos, cada aluno ganhou uma garrafinha de água personalizada. Um símbolo que eles levaram para casa, como um lembrete diário de tudo o que aprenderam: que cuidar do nosso corpo é o primeiro passo para uma vida cheia de saúde e alegria.
— “O projeto foi bom e legal, pois é muito importante se alimentar de forma saudável e faz bem pra saúde.” Alice Nasorri, Pré 2-C.
Na EIC, acreditamos que bons hábitos, quando ensinados com afeto e ludicidade, duram para a vida inteira. E, para as famílias, pequenas ações em casa, como transformar refeições em brincadeiras, cuidar do corpo com alegria e criar rituais de movimento, podem tornar o aprendizado ainda mais significativo.