Projeto Alimentação Saudável: edição 2024 já começou

Projeto Alimentação Saudável: edição 2024 já começou
Com as atividades e suporte das professoras, estudantes vão entendendo o valor dos alimentos para a saúde

Pratos montados com figuras de alimentos, exploração de cores, texturas, sabores e cheiros de frutas, consciência do que faz bem e o que prejudica o corpo e a saúde... Essas e outras atividades proporcionam aos estudantes do maternal II, da educação infantil da EIC, as primeiras experiências do projeto de Alimentação Saudável, que acontece anualmente com atividades em sala, na cozinha experimental, no pátio e, principalmente, na rotina dos alunos.

As professoras Amanda Miranda da Silva, Amanda Patrícia Pattero dos Reis, Débora Rodrigues de Figueiredo e Ligiane Pavin Lourenção ainda se valem de contribuições de outros profissionais que, de forma lúdica, vão guiando as crianças no caminho de descobertas das escolhas saudáveis quando o tema é alimentação.

A alimentação saudável na infância é capaz de favorecer o desenvolvimento infantil, aumentar a imunidade, melhorar a aprendizagem e o sono, além de proporcionar muitos outros benefícios que podem refletir durante toda a vida. Nesse sentido, as famílias são mobilizadas, para que as lições aprendidas na escola sejam implementadas e incentivadas também nos lares. “É sempre muito gostoso apresentar novos alimentos e falar sobre uma alimentação saudável e depois escutar da família que a criança começou a comer algo novo, pois a professora disse que faz bem para saúde. É uma alegria enorme”, revela a professora Amanda Miranda da Silva, do Maternal II D.

O projeto teve seu pontapé inicial em março e terá atividades desenvolvidas até junho, quando as crianças montam um caderno de receitas saudáveis, que podem compartilhar em momentos de produção desses pratos em casa, envolvendo a família.

No site Eu Atleta, a nutricionista Cris Perroni dá dicas que vão ao encontro desse processo de reeducação alimentar que o projeto sugere e que também atua como medida de combate à obesidade, doença que está se alastrando pelo mundo e tem, no Brasil, índices também alarmantes tanto no público adulto, quanto no infantil. “Procure cozinhar mais; ingerir mais alimentos naturais e menos ultraprocessados; aumente a ingestão de alimentos integrais; tenha maior variedade de grupos alimentares – mais colorido; aumente o consumo para pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes; reduza o tamanho das porções”, aconselha ela.