Iniciou nesta quinta-feira (25), a Semana Pedagógica que marca o retorno dos professores à EIC. Nesse ano a ideia norteadora das atividades pedagógicas da escola acontecem em torno do tema "Sustentabilidade da Vida" e, nesse sentido, após abrir os trabalhos com a celebração franciscana de envio do ano letivo de 2018, profissionais participaram de palestras sobre as relações sociais no mundo líquido e sobre a cegueira moral.
Dessa vez a EIC contou com "pratas da casa" na reflexão pedagógica. Os professores Aido Domingues, de atualidades, e Luís Fernando Moreira Leal, de história, foram os palestrantes e trouxeram aos colegas o conceito de liquidez, baseadas no sociólogo Zygmunt Bauman, norteando a posição da escola frente a esse tipo de relação atual e também refletindo sobre a chamada cegueira social, preconizada pelo escritor português José Saramago, ratificando o papel da EIC na resistência a esse quadro.
"A escola tem que estar atenta ao chamado mundo líquido para se aproximar da realidade de vida do aluno, mas é importante que mantenha suas convicções, suas características, suas bases. Esse é o grande segredo de toda essa relação, conseguir conciliar a mudança gerada pela tecnologia com aquilo que é essência da escola, isso não se pode perder", considera Aido. Nesse sentido, Luís Fernando aponta a o carisma franciscano como um farol social: "Há uma crise muito forte na família, não existe estabilidade familiar em muitos lares, então o modelo franciscano serve de farol para a reorganização da sociedade e, principalmente, na formação de jovens", diz ele.
No período vespertino aconteceu planejamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e encontro das lideranças com os novos profissionais da instituição para eles receberem as orientações administrativas e pedagógicas. Nessa sexta-feira (26) os encontros seguem com atividades pedagógicas do Ensino Médio e palestra de assessoria do projeto de utilização do material Lego.