Produção textual e encenação: desafio cumprido pelos alunos

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Produção textual e encenação: desafio cumprido pelos alunos
Estudantes interpretaram, caracterizados, o final criado para o conto

Os alunos das turmas de 7º ano do Ensino Fundamental foram orientados pela professora de português para vivenciarem uma experiência além da teorização do gênero textual conto. O estudo partiu da conceituação, passou por atividades interpretativas e culminou na produção de texto com uma pitada de desafio: dar prosseguimento, com final surpreendente, ao texto de um autor famoso e interpretar, caracterizado, o enredo para os colegas (na sala presencial e pela plataforma de aulas remotas).

“[...] No primeiro dia de mudança fiquei exausto de tanto trabalhar sozinho, nem vi a noite chegar, e já era hora de trancar as portas e descansar. Pela janela da sala, avistei uma pequena mala esquecida lá fora e saí pela cozinha em direção à rua. Ao me aproximar, percebi a porta do galpão entreaberta, e lá de dentro, um ruído. [...]”. Esse é um trecho do conto A Aparição, de Stanislaw Ponte Preta, com o qual a professora Elizabete dos Santos desafiou as turmas A e B.

“O que motivou esse tipo de atividade de produção do conto foi o desejo de despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita além de desenvolver a capacidade interpretativa. A caracterização da personagem na apresentação tem o propósito de desinibir o estudante, permitindo que ele possa desenvolver habilidades como falar em público, criar e interpretar”, diz a professora.

Então, a criatividade ficou solta nas cabeças dos alunos e histórias arrepiantes foram apresentadas, evolvendo diferentes situações de suspense. Com isso, ficou constatado que o conceito foi absorvido pelos alunos, ao conseguirem materializar o conteúdo e produzir o gênero proposto.

O que é um conto? - O gênero literário conto é estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. Nessa perspectiva, o momento de maior tensão do gênero é chamado de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o conto apresente poucos personagens, espaço ou cenário limitado e recorte temporal reduzido. (fonte: www. https://brasilescola.uol.com.br)

Notícias