Portfólio é instrumento de resgate pessoal

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Portfólio é instrumento de resgate pessoal
Estudantes se dedicaram à apresentação caprichada dos registros

Quem nunca teve vontade de saber um pouco mais sobre suas próprias histórias? O portfólio autobiográfico é um instrumento de avaliação do conteúdo estudado no livro FTD, Módulo 4, junto às turmas do 6º ano do Ensino Fundamental (anos finais), dentro da disciplina de Língua Portuguesa e permite essa oportunidade.

O conteúdo foi utilizado pela professora Rosângela Teixeira para que os alunos pudessem conhecer um pouco mais sobre textos biográficos e suas características. Em seguida, as turmas A e B partiram para autobiografia, um gênero literário por meio do qual é possível que cada estudante narre suas próprias histórias e, de maneira bem lúdica, conheça detalhadamente o processo de aprendizagem desse gênero textual.

“A curiosidade é comum, no entanto, registrá-la é a chave da questão. Partindo dessa situação, os alunos foram desafiados a elaborarem seus registros de vida e me apresentar no formato de portfólio. Para que o trabalho fosse concluído, cada aluno teve que pesquisar sobre sua vida, coletando informações relevantes de sua infância com seus familiares”, explica a professora.

Escolher as melhores histórias e revelar o inusitado foi o grande desafio particular a cada aluno. Para finalizar, eles anexaram fotos e outros documentos para ilustrar o que foi apresentado no texto. No dia 05 de novembro, os resultados dos trabalhos foram entregues para comporem a nota trimestral. Estudantes puderam compartilhar suas histórias, interagir com a professora e resgatar suas raízes junto às famílias, ampliando as atividades para além do mero estudo do gênero textual.

Notícias