Perfil do educador franciscano em discussão

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Perfil do educador franciscano em discussão
Epecialista utilizou várias estratégias de envolvimentodos profissionais no tema

O encontro, que reuniu professores da EI, do EF e do EM, aconteceu no dia 27 de maio, sábado, no auditório da EIC e teve um objetivo bem específico: proporcionar momentos de partilha dos estudos realizados em cada uma das unidades de ensino da SCALIFRA-ZN, para o aprofundamento da temática franciscana “Reflexões sobre a Pedagogia Franciscana: Uma educação pautada em Princípios, Valores e Atitudes”. Os encontros locais seguem um cronograma estabelecido pela equipe diretiva, coordenação do Ensino Religioso e equipe organizadora do Itinerário Franciscano, dentro do novo modelo do projeto, que está sendo desenvolvido em 2023.

O professor Marco Aurélio Cardoso Feliciano, do Colégio Franciscano Nossa Senhora de Fátima, de Brasília (DF) assessorou o momento, realizando exposição e reflexão da temática, incentivando a partilha dos participantes, oferecendo, assim, a oportunidade de que cada um mostrasse as ações que caracterizam a educação pautada em Princípios, Valores e Atitudes. Houve dinâmicas, momento de contemplação e de descontração que envolveram os profissionais, mergulhando-os no conteúdo proposto para o encontro.

Na preparação para esses estudos conjuntos, os professores foram convidados a realizar leitura prévia da obra “Francisco de Assis um caminho para a educação", Frei Orlando Bernardi, OFM. A obra traz presente a reflexão e apontamentos referentes ao perfil do educador franciscano, numa pedagogia cuja máxima se concretiza no diálogo, no olhar, na presença, na alegria, na cortesia e no amor.

Feliciano destacou que o diferencial que a educação franciscana traz marca a vida de muitas pessoas, tanto das famílias atendidas nas escolas da rede, quanto dos profissionais que nela atuam. “Para oferecer uma educação mais humanista e humanizadora, sentimos a necessidade de resgatar valores, princípios, atitudes, que façam a diferença. Formar o humano para a cidadania, para a ética, para o respeito, para o diálogo e para a fraternidade são elementos que o educador franciscano precisa trazer presentes no seu trabalho, na sua relação [com o aluno]. Por isso, essa perspectiva é muito presente e importante”, diz ele.

A culminância desses encontros e estudos serão subsídios para o Seminário Regional do Itinerário Franciscano que acontecerá no mês de setembro, de forma integrada e on-line, entre as escolas do Regional Centro-Oeste da SCALIFRA-ZN: Escola Franciscana Imaculada Conceição (Dourados/MS), Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo (Guaíra/PR) e Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima (Brasília/DF). O mesmo encontro será também realizado com colaboradores do setor administrativo em cada uma das unidades.

 

Notícias