PEM é oficializada em cerimônia on-line

Escola Franciscana Imaculada Conceição
PEM é oficializada em cerimônia on-line
Funcionários que estão trabalhando na escola participaram da solenidade

Cada patrulheiro em sua casa. Mas isso não impediu que a cerimônia de Oficialização do 13º pelotão da Patrulha Educativa Mirim da EIC acontecesse, mesmo de forma remota. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental desse ano, certamente guardarão na memória esse momento diferente, mas com a mesma carga de compromisso e engajamento.

Enquanto os novos patrulheiros acompanhavam, por meio das telas de seus computadores e telefones, as bandeiras entrando no ambiente da cerimônia, se portavam com respeito, como se estivessem vivendo tudo aquilo ao vivo. Todos, em posição de sentido, cantaram o hino nacional brasileiro, ouviram a leitura dos mandamentos e fizeram, frente às telas, seu juramento de patrulheiro. “Foi diferente, mas foi muito legal”, diz Estela Fáveri Demamann, uma das novas patrulheiras.

E, imediatamente após a oficialização, eles já entraram em ação: “lançamos o desafio da coleta seletiva e vamos marcar um dia para receber o material arrecadado. A ideia é que eles comecem em casa, que as famílias tenham essa consciência”, ressalta a coordenadora dos anos finais do EF, Marga Pavin. E o retorno foi imediato. “É muito importante [ser patrulheira] porque eu posso ajudar a fazer o bem para nós e para o meio ambiente. Eu me sinto muito bem por poder ajudar a fazer isso”, revela Estela, que já está separando o lixo reciclável de sua casa.

Os próprios patrulheiros também tiveram a ideia de aproveitar o material reciclável na confecção de brinquedos. “Após a exposição virtual, vamos recolhê-los e encaminhá-los para o Lar Madre Madalena, que acolhe crianças carentes”, informa a coordenadora, sensibilizada com a cerimônia. “Esse é um ano totalmente diferente, mas deu para perceber que os alunos conseguiram se apropriar, estão querendo fazer as coisas de uma forma diferente. Foi emocionante vê-los se tornarem patrulheiros”, finaliza ela.

Em função do adiamento da oficialização, a coordenadora ventila a possiblidade dessa turma ser convidada a continuar participando da PEM juntamente com a turma de 2021.

Notícias