Palestra sobre Saúde Mental: A importância do cultivo emocional

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Palestra sobre Saúde Mental: A importância do cultivo emocional
Em um auditório, jovens estudantes assistem com expressões atentas e concentradas a palestra sobre autocuidado.

A adolescência é uma montanha-russa de emoções. É uma fase de descobertas incríveis, mas também de muitos desafios, ansiedades e daquela sensação de que "só eu me sinto assim". Quebrar esse mito e abrir um espaço seguro para falar sobre saúde mental foi o grande objetivo do encontro promovido pela EIC no dia 26 de setembro, em alusão ao Setembro Amarelo.

Sob a condução do Coordenador Fábio Bettoni e da Orientadora Educacional Ana Paula Machado, os alunos do 8º e 9º ano foram chamados a uma palestra reflexiva no auditório com a convidada Psicopedagoga Bruna Adriely S. O. Froggel. Com uma linguagem acessível e acolhedora, a conversa abordou temas cruciais como ansiedade, depressão, os desafios do mundo virtual e, acima de tudo, a valorização da vida.

O momento mais tocante foi a exibição de um curta-metragem sobre resiliência e recomeços. O silêncio e a atenção no auditório revelaram um envolvimento genuíno. Foi uma oportunidade para os estudantes perceberem que suas dificuldades são válidas e que não estão sozinhos em seus sentimentos.

A palestrante, Bruna Froggel, destacou o impacto do encontro: "Percebi que os alunos se envolveram e se emocionaram, especialmente com o curta. O resultado mais marcante foi ver como eles acolheram a ideia de que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física."

A aluna Leticia Arruda, do 8° B, também comentou a importância da abordagem: "Serviu como um alerta importante para que a gente possa reconhecer e identificar situações em que algo não esteja adequado."

Na Escola Franciscana Imaculada Conceição, acreditamos que a educação integral inclui o cuidado com a saúde emocional. Abrir esse diálogo franco é o primeiro passo para formar jovens mais fortes, resilientes e conscientes de que buscar ajuda é, sempre, a decisão mais corajosa.

Notícias