O dia em que a escola parou para celebrar quem aprende
Terça-feira de manhã costuma ter cara de terça-feira comum. Aula, intervalo, aula de novo. No dia 11 de agosto de 2026, os alunos da EIC chegaram esperando isso e encontraram outra coisa: os próprios professores, cantando para eles.
Nos dias que antecederam a data, coordenadores e colaboradores preparam o espaço: montaram um palco, arrumaram mesas, pensaram em cor, em conforto, em detalhe. Nada precisava ser bonito para funcionar. Precisava ser bonito para acolher. É o tipo de cuidado qualquer aluno sentiu ao entrar no pátio.
A música continuou o resto da festa: cachorro-quente, pipoca estourando na hora, algodão-doce grudando nos dedos de quem tentava comer rápido antes que derretesse. Fila formada, prato na mão, mesas montadas para que cada turma pudesse sentar, comer com calma, comer junto, no meio do dia de aula, sem sala, sem lousa, só o pátio tomado por alunos e por cores.
E não foram só os alunos que entraram na festa. Professores, coordenadores, cada colaborador que passou pelo pátio naquele dia também comeu a mesma pipoca, também parou o que estava fazendo. No fundo, todo mundo ali, de um jeito ou de outro, ainda está aprendendo alguma coisa. No final do dia, todos somos estudantes.
Na sexta-feira, 14 de agosto, foi a vez do Polo comemorar. A festa repetiu pipoca e algodão-doce, e ganhou um pula-pula armado no meio do espaço, disputado entre quem queria pular mais alto e quem só queria a vez de subir. Duas unidades, duas datas, o mesmo motivo: e a mesma dedicação de quem preparou tudo com antecedência para que nenhuma turma ficasse de fora.
É esse o motivo pelo qual a Escola Franciscana Imaculada Conceição separa um dia do calendário só para isso. Porque estudar não se resume a nota, prova ou boletim. Estudar é também diversão, é cultura, é um jeito de viver que começa cedo e nunca termina de verdade. E se depender do espírito franciscano de acolher e celebrar quem aprende, todos nós, sempre, seguimos sendo eternos estudantes.