Novo Ensino Médio é apresentado a famílias e estudantes da EIC

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Novo Ensino Médio é apresentado a famílias e estudantes da EIC
Momento de pais e filhos discutirem o futuro bem próximo na escola

Segundo o site do governo federal (www.gov.br), a implementação do Novo Ensino Médio será iniciada no ano que vem, de forma progressiva, com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023, progride com as 1ª e 2ª séries e completará o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024. O tema tem agitado principalmente alunos e famílias de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e, por isso, a coordenação do Ensino Médio realizou, no dia 11 de setembro, uma reunião com esse público para elucidar dúvidas e apresentar a proposta da EIC.

Reunidos no anfiteatro da escola, pais e alunos ouviram as colocações de Roberto Fujino, coordenador do Ensino Médio. Ele explicou o novo modelo de ensino, que muda a organização curricular e amplia a atual carga horária mínima anual. Explicou como o novo Ensino Médio contempla as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e a oferta de diferentes possibilidades de escolha aos estudantes, a partir dos itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho. Famílias preencheram um questionário analisando o novo modelo e registrando suas expectativas para o próximo ano. Essa ferramenta servirá de indicador à estratégia da coordenação.

O estudante Murilo Mochi, do 9º C ficou satisfeito com as explicações e acredita que o novo modelo será positivo para seu futuro. “Eu já pensei no que eu quero para a minha vida e acho que essa nova perspectiva irá me ajudar bastante”, disse. Ele considera que a escolha pelo itinerário da área de ciências humanas vai permitir que faça o Ensino Médio mais focado no que quer, a faculdade de Direito. Segundo ele, os pais também ficaram satisfeitos com a proposta da EIC e com as informações fornecidas.

Notícias