Noite de Autógrafos na EIC: celebrar a escrita, a memória e a tradição
Qual o sabor da sua memória mais querida? É o bolo de fubá da avó? Aquele almoço de domingo em família? E se fosse possível eternizar essas lembranças, esse afeto, em palavras? Na EIC, os alunos do 1° e 2° Série do Ensino Médio fizeram exatamente isso: guardaram em livros os fragmentos de cada um, transformando a sala de aula em um verdadeiro ateliê de histórias. O resultado foi celebrado na emocionante Noite de Autógrafos, realizada no dia 7 de outubro.
Dois livros, uma jornada: Os livros lançados na ocasião refletiram essa riqueza de experiências. Em “Fragmentos de Nós”,da 1ª série do EM,da 1ª série do (EM),os estudantes registraram sentimentos, descobertas e experiências que ajudam a contar quem são. Já em “Entre Panelas e Letras”,da 2ª série do (EM), resgataram receitas de família que trazem à tona lembranças de encontros e tradições, guardando em cada página o calor dos afetos. Autografar os exemplares para os pais foi mais do que um gesto simbólico: foi uma celebração da memória, do vínculo e da própria história de cada aluno. A iniciativa foi conduzida pela Professora Adrieli Aparecida Svinar Oliveira.
A Voz de Quem Viveu a Emoção: Todo o processo, da primeira palavra à versão final, aconteceu integralmente em sala de aula, em um modelo interativo de correções e diálogos. A noite de autógrafos foi a celebração de todo esse empenho, e a emoção das famílias era visível.
Para Charlei Aparecido da Silva, pai do estudante Rafhael, da 2ª série, a experiência foi inesquecível. “O projeto é fantástico, me emocionei muito, muito mesmo. O livro é emocionante, o zelo e cuidado da EIC foi fantástico, a qualidade do material entregue é um capricho. O livro tem um caráter de formação humanista essencial, preserva memória e afeto. Tive uma sensação boa da escolha que fizemos em deixar o Raphael na EIC.”
Uma Metodologia que Humaniza: Segundo a Supervisora Educacional, Eliane Maria Amaro, a iniciativa mostra o poder de uma metodologia que valoriza a vivência dos estudantes. "Esse tipo de projeto favorece o desenvolvimento da leitura e da escrita. A produção se materializa em um livro, a partir de uma escrita afetiva e criativa, oriunda das experiências sociais e familiares."
Projetos como este são a essência do que a Escola Franciscana Imaculada Conceição valoriza: uma educação que vê a escrita, não como uma disciplina, mas como uma ferramenta de humanização e autodescoberta. Continuaremos a incentivar e a criar espaços no qual a criatividade possa nascer de forma espontânea e se transformar em algo grandioso.