No laboratório, desvendando os mistérios dos seres vivos

No laboratório, desvendando os mistérios dos seres vivos
A germinação leva os estudantes a entenderem a continuação da vida

Para estudar os seres vivos, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de interagir em uma aula de laboratório no último dia 15/03. Os alunos da professora Amanda Barros foram conduzidos pela professora de ciências, Fabiana Nunes, atual responsável pelo laboratório, a desvendarem as diferenças entre seres vivos e não vivos.

A professora titular aproveitou a nova fase de acesso ao ambiente de pesquisa, pós período pandêmico, e a superação de restrições que não permitiam o uso do espaço. “Iniciando essa nova fase, escolhi um tema sugerido pelo nosso material de apoio FTD, inclusive durante as atividades de todo o capítulo 1 falamos sobre ele. Esse tema foi lindamente trabalhado pela nossa professora Fabiane”, considerou Amanda.

É bastante positivo os alunos verem, na prática, o que viram nos livros, em vídeos e nos seus relatos em sala de aula. “As crianças têm um conhecimento muito amplo e rico sobre esse tema. Ensinamos e também aprendemos muito. É gratificante fazer parte dessa fase da vida dos alunos e um espaço riquíssimo como esse merece ser aproveitado”, considera Amanda, que obteve uma análise bastante positiva dos estudantes à proposta de aula diferenciada para eles.

“Eu gostei porque vi bichos ao vivo”, disse Gael Melo Zanon, impressionado com os animais conservados em formol. “Eu gostei da aula porque falamos dos seres vivos e não vivos e porque plantamos um feijão”, disse Mariana Teles Rodrigues, referindo-se ao projeto prático de acompanhamento da germinação de um grão de feijão proposto aos alunos no encerramento da aula. Eles irão acompanhar o desenvolvimento do grão, cuidando e observando as transformações pelas quais ele passa até formar uma nova planta.