Músicas natalinas, em inglês, agradam o público

Músicas natalinas, em inglês, agradam o público
Estudantes do programa bilingue deram show cantando em inglês

As Christmas Caroling (coros entoando canções natalinas, que são tradição antiga e bastante difundida entre os países cristãos tanto católicos quanto protestantes) chegaram à EIC no dia 04 de dezembro, quando as professoras  Amanda Coutinho, Andréia Carvalho, Idiane Correia e Jenifer Gimenes, do programa bilingue da parceria com a International School, apresentaram com suas turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a Cantata de Natal Bilíngue. Essa cultura é bastante vista em filmes americanos e o foco da apresentação foi justamente compartilhar com o público as mais famosas músicas de Natal, em inglês, cantadas pelos alunos para dar início às celebrações natalinas e também para fechar o ano letivo com chave de ouro.

As professoras destacam que o objetivo desse projeto foi proporcionar que os alunos conheçam músicas tradicionais natalinas da cultura de países estrangeiros e  descubram o quanto isso pode agregar à cultura local. As teachers levaram os estudantes, também , por meio das letras das músicas, a entenderem a  importância de estar em família, no momento em que os sinos de Natal anunciam o grande acontecimento para os cristãos, que é o nascimento do Filho de Deus. As letras das músicas fazem menções a outros símbolos natalinos como a neve, o trenó, a árvore de natal e a comidas típicas que remetem à cultura do Natal estrangeiro.

Houve vários ensaios, de forma coletiva e de forma mais restrita, turma por turma, com os alunos em sala. A consolidação do projeto aconteceu no palco do poliesportivo, sob o olhar atento das famílias e com as mais famosas músicas de Natal cantadas em formato medley (peça musical que corresponde a uma mistura de canções ou músicas ou de partes delas): Holy Night, Jingle Bells, Silent Night, Rocking Around the Christmas Tree, Hallelujah e We wish you a Merry Christmas.

A atividade foi pensada em grupo pelas professoras do programa bilíngue como forma de mostrar o conhecimento e o aprendizado dos alunos de aprender a falar em Inglês e, no caso da apresentação, de cantar. O programa bilíngue preza pela comunicação em todas as idades, por desenvolver nos alunos habilidades diversas de comunicação – seja em conversas, em apresentações, com um colega apenas ou em um grande grupo - além de trabalhar a responsabilidade, a desenvoltura e a autonomia.

Em momentos como esses, alunos e familiares percebem que o Inglês está além da sala de aula e dos livros, que a comunicação não acontece somente na leitura de um texto dentro de um livro. O Inglês traz consigo um mundo rico de cultura, costumes e história e esse contexto se interliga com o contexto no qual os alunos estão inseridos, trazendo sentido para tudo o que eles entram em contato em sala.

“É necessário projetos como esse para mostrar a comunidade escolar com maior eficácia o desenvolvimento que os alunos tem obtido através das aulas bilíngues e também para que os alunos tenham uma maior imersão com a língua global, a língua inglesa”, considera a professora Andréia.

A professora Sheila Moreno, de educação física, estava na plateia como mãe de aluna. Ela mostrou-se encantada com o projeto. “Foi incrível ver todas as crianças juntas, numa só voz, na apresentação da Cantata. Como professora e como mãe de aluna, espero que possamos ter a Cantata todo ano”, disse. “A cantata bilíngue foi uma apresentação emocionante. As crianças estavam muito empolgadas nos ensaios e brilharam lindamente na apresentação. Foi mágico. Parabéns à toda equipe envolvida”, registrou a professora Juliana Medeiros, de arte.