Maternal é “apresentado” às vogais

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Maternal é âapresentadoâ às vogais
Alimentos iniciados pelas vogais

Para a coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, Regina Scarpa, “na Educação Infantil, as crianças recebem informações sobre a escrita quando: brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; manuseiam todo tipo de material escrito, como revistas, gibis, livros, fascículos etc.; e o professor lê para a turma e serve de escriba na produção de textos coletivos”.  Alinhadas com essa posição, publicada em artigo da Revista Nova Escola, as professoras do Maternal II desenvolveram o projeto “Piquenique das Vogais".

Por meio da apresentação de imagens, identificação das vogais nos nomes das crianças, exploração das letras encontradas em algumas atividades do COC e confecção de um portfólio, as vogais foram sendo trabalhadas uma a uma.

Como finalização do projeto e com a participação e colaboração da família, cada criança trouxe um alimento que tinha no nome a inicial referente a alguma vogal, como: abacaxi, ameixa, esfirra, iogurte, ovo cozido, uva e suco de uva para a realização do piquenique, no intuito de aproximar e apresentar os alunos ao processo de alfabetização.

As professoras assinalam que, ao longo de todo processo, as crianças demonstravam interesse e satisfação ao realizar as atividades propostas. Elas acreditam que os objetivos foram alcançados com êxito, pois cada criança, ao seu tempo, foi demonstrando conhecimento ao identificar, reconhecer e realizar o traçado das vogais trabalhadas.

“No decorrer desse projeto podemos perceber que cada criança desenvolve não apenas o conhecimento pedagógico ao identificar as vogais, mas também a sua oralidade, percepção visual e espacial, bem como suas vivências no dia-a-dia, tanto na escola quanto com sua família, adquirindo experiências para seu melhor desempenho”, registraram elas na avaliação do projeto.

Notícias