Mais uma vez “O Bom Samartano” inspira alunos e famílias
O projeto “O Bom Samaritano” é realizado anualmente com as turmas de Pré I da escola e do Polo. Sob o comando das professoras Maria Inês Ramos, Ana dos Santos, Charlene Delgado, Rafaela Caetano e Tânia Mara Prudente, diversas atividades foram realizadas, principalmente no mês de novembro, objetivando motivar as crianças e suas famílias para atos concretos de doação. A cada ano o projeto se modifica, adequando-se às necessidades das comunidades ajudadas e às características dos alunos e de suas famílias. A novidade desse ano foi a participação dos alunos na entrega do material arrecadado, ocorrida no dia 05 de dezembro, na escola.
Levando em consideração que o mundo necessita de educação humanizada e que muito mais do que transmitir informações é importante proporcionar lições de vida com experiências que ficam gravadas no coração dos alunos. Como educadores franciscanos, o objetivo da equipe da educação infantil mobilizada nesse projeto é despertar, nos alunos e nas suas famílias, o desejo de promover ações concretas de solidariedade, amor e cuidado com o próximo mesmo sem conhecê-lo. Para isso, após rodas de conversa sobre a importância de ajudar o próximo, as crianças assistiram ao filme “ O Bom Samaritano”, ali puderam entender a importância de estar sempre atento às necessidades do outro, independente de quem seja. Em sala, as professoras realizaram a leitura da parábola bíblica.
Como ação concreta, foi realizada uma campanha de arrecadação de alimentos e brinquedos que foram destinados à Missão Betânia (MS), através do responsável Alex. No dia da entrega das doações, o responsável veio até a escola, as crianças prepararam um momento de oração para a entrega das doações e, depois, levaram os alimentos e brinquedos até o carro, concretizando assim o gesto de doar. O representante da Missão mostrou-se extremamente emocionado com a atitude das crianças, em realizar a oração e logo depois, entregar “de fato” as doações.
“Nós, professoras que realizamos o trabalho, ficamos extasiadas, com a entrega dos alunos e parceria da família, fechando assim um projeto que envolveu família e escola. A apresentação do teatro e o gesto que partiu das crianças em levar o alimento até o carro, nos emocionou de tal forma, que refletimos sobre a sementinha que foi plantada e está sendo cultivada nos corações de cada criança”, testemunha a professora Charlene Delgado.
As turmas realizaram, ainda, uma linda e emocionante apresentação de Natal, dramatizando a parábola “O Bom Samaritano” no encerramento do ano letivo.