"A proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio". O temo da psicologia parece envolver uma série de grandes ações, mas na realidade pode ser resumido em atitudes como as que alunas do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram.
Inspiradas pelo artista Felipe Guga, as alunas Isabella Andrade e Ana Maria Hermenegildo, do 9º C, por iniciativa própria, realizaram o projeto "Olhe os Muros". Uma delas até entrou em contato com o artista gráfico, relatando sobre o projeto, e ele adorou e aprovou.
A proposta das alunas foi demostrada para a direção da escola, houve a argumentação das alunas junto à diretora e, pela sabedoria e certeza do que queriam fazer, as estudantes tiveram a proposta aprovada. Então, os alunos da turma começaram a realizar os murais durante as aulas de arte, com a orientação da professora ilisandra Kuhn. "O muro de nossa quadra externa (de basquete) está sem vida. Centenas de adolescentes passam por esse local todos os dias; adolescentes que, muitas vezes, têm problemas psicológicos e emocionais; adolescentes que, muitas vezes, estão em um dia considerado ruim pelos mesmos", justificam no projeto.
"Quando encontramos alunos dispostos a fazer a diferença, a preocupar-se com o outro, só podemos aplaudir e não permitir que desistam. Foi muita dedicação e empenho das meninas e o resultado ficou incrível", considera a professora. A proposta foi revitalizar o espaço em questão, escrevendo frases motivacionais, com desenhos simples e, dessa forma, os estudantes o deixam muito mais bonito e agradável e ainda possibilitam, aos alunos que por ali circulam, inspiração para um dia melhor ou pelo menos para um sorriso.
Sobre o artista - Felipe Guga escreveu o livro "Sorria, você está sendo iluminado". O trabalho do artista se inspira em aforismos diversos, e as frases motivacionais se misturam a desenhos modernos e contestadores para espalhar luz, amor e gratidão. Guga traz consigo o dom de acender a esperança nos corações dos que o seguem, mas também sabe adotar um tom provocador, daquele que nos tira da zona de conforto do dia a dia e faz pensar. Sua arte, exposta ao público, vai além do contemplativo.