Mais novidades no espaço físico da EIC em 2024

Mais novidades no espaço físico da EIC em 2024
Corredores superiores estão em fase de acabamento

Em 2025 a Escola Franciscana Imaculada Conceição (EIC) completará 70 anos de atividades na cidade de Dourados. Uma história que transmite a tradição da educação franciscana, mas que não acomodou a instituição uma situação de letargia. Além da constante atualização da área pedagógica, desde o ano passado o espaço físico da escola está sendo todo remodelado para o alinhamento da estrutura a padrões de modernidade. E as novidades já estão sendo observadas pelos alunos e famílias como um elemento positivo: na avaliação institucional da SCALIFRA-ZN, mantenedora da EIC, as mudanças foram apontadas e elogiadas.

No ano passado, os diferentes níveis de ensino e departamentos foram reformados, pintados, modernizados. A grande mudança começou com a recepção, remodelada pela visão do arquiteto João Baptista.  Os ambientes da secretaria, da tesouraria, da mecanografia e do RH receberam pintura e modernização das aberturas. A pintura da fachada e lateral de toda a escola levaram para fora dos seus muros o novo visual da EIC.

No plano pedagógico, as salas de aula do Ensino Fundamental e do Ensino Médio passaram por uma reforma completa, com mudança de aberturas, de pisos e com a colocação de lousas de vidro, aparelhos novos de ar condicionado e aparelhos de TVs em muitas delas. No espaço ocupado pelas turmas de 3ª série do Ensino Médio, o forro foi trocado, o piso renovado por meio da pintura com tinta epox e o anfiteatro reformado e atualizado. As novas carteiras ergométricas, a reforma e ampliação do banheiro do andar superior e a atual reforma dos corredores superiores das duas galerias vão finalizar a modernização desses níveis de ensino. Laboratórios, quadra coberta e ginásio de esporte também entraram na reforma. Para o início do ano letivo de 2024, o pátio central foi totalmente pintado e ganhou detalhes interativos que certamente proporcionarão memórias aos estudantes. Mas, o trabalho ainda continua em 2024 devido à amplitude das edificações da EIC. Afinal, a escola ocupa um quarteirão inteiro e o espaço arborizado também exige podas e cuidados com o ambiente externo que também está sendo preparado para o retorno dos alunos.

Para orquestrar todas essas atividades durante o ano escolar foi necessário muito planejamento financeiro e operacional. A tesoureira Shirley Amaro destaca que o plano orçamentário há dois anos vem se organizando para realizar essas mudanças a partir de estudos para alinhar as novidades ao carisma franciscano, mantendo, também, a preocupação com a sustentabilidade tanto econômica, quanto em relação ao meio ambiente.

“Tudo foi planejado com a orientação do arquiteto e adaptado à rotina da escola e de acordo com as intempéries do tempo. Em 2024 ainda teremos muitas reformas”, anuncia ela, destacando a atuação dos profissionais contatados que conseguiram entrar no espírito e na rotina da escola, adaptando os funcionários ao processo da EIC. “Isso foi um divisor de águas”, diz a tesoureira.