Livro Infantil, um universo a ser compartilhado em família

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Livro Infantil, um universo a ser compartilhado em família
Coordenadora incentiva as crianças e projeto envolve também a família

O alunos da Educação Infantil (EI) e suas famílias estão passando por uma nova experiência com as adaptações feitas no projeto “Os contadores de histórias”. Em função da pandemia, mesmo com todas as turmas da EI estando na escola de forma presencial, a preparação dos pais para se transformarem em contadores de histórias teve sua dinâmica modificada para garantir a segurança de todos e, ao mesmo tempo, a realização do projeto.

O objetivo principal dessa atividade é desenvolver o gosto pela leitura desde o início da escolaridade, proporcionando o contato com livros literários tanto na escola, quanto na família, uma vez que a contação de história estimula o interesse pela leitura, o desenvolvimento da linguagem, a expressão de ideias, a interpretação de fatos e a ampliação do imaginário.

Na semana referência ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), o projeto foi aberto pela coordenadora da EI, Fernanda Gabatel Barbosa. Ela destacou aos pequenos alunos das turmas de Maternal e Pré a importância da leitura e de conhecer e visitar o espaço da biblioteca. Nesse período, as famílias também receberam comunicado (por meio da agenda franciscana) compartilhando o projeto e orientando pora a vivência dessa experiência, tão rica, em família.

Na terça-feira (20/04) houve apresentação e contação da história para a turma, em sala de aula e envio de vídeo com a narração da história O Grande Rabanete (de Tatiana Belinky – Editora Moderna, 2017), feita pela professora Rejane Vendramini. Na quinta, as turmas realizaram atividades referentes à história em sala de aula e para fechar a semana as professoras enviaram mais um vídeo de contação para inspirar as famílias, junto com a lembrancinha referente à história da turma, que foi confeccionada em sala de aula. O projeto também foi desenvolvido com os alunos em atendimento remoto, com as devidas adaptações, de acordo com a necessidade.

“Esse ano, adaptamos o projeto para que a família possa participar de forma mais interativa. Preparamos uma programação especial com vídeos e dicas de leitura, que foram enviados durante a semana, pela Agenda Franciscana App. Convidamos cada família a fazer a experiência de vivenciar um momento de contação de história e as incentivamos a compartilharem conosco, por meio das mídias sociais, marcando a escola. Esse é um momento que fica marcado na memória afetiva de toda a família”, explica a coordenadora.

Clique aqui e veja a galeria de fotos completa.

                                           

Notícias