Lideranças são escolhidas em eleição

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Lideranças são escolhidas em eleição
"Eleitores" participaram da escolha dos seus representantes

Pelo quarto ano consecutivo, as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental escolheram suas lideranças por meio do Projeto LíderEIC. Segundo seu coordenador, Fábio Bettoni, o objetivo do processo é contribuir na formação cidadã dos estudantes, auxiliando na construção do pensamento crítico e solidário. “Por meio de reuniões, encontros de formação, atividades escolares diversas e visitas a repartições públicas, se busca cultivar a liderança e exercer o protagonismo juvenil”, diz ele.

Todo o envolvimento dos alunos no processo eleitoral, que vai da discussão de programa até o voto, é muito importante e, como o país passará por eleições nesse ano, se torna mais construtivo ainda. “Como serão eleitos representantes para os cargos de prefeito e vereadores das cidades, abordamos a importância do voto e da participação, a não manipulação e corrupção, que por vezes pode ocorrer, e a candidatura em forma de chapa formada por uma dupla de estudantes por turma”, explica Fábio.

Além das atribuições dos representantes de turma, o Projeto LíderEIC irá desenvolver duas atividades solidárias ao longo do ano, escolhidas e planejadas pelos estudantes sob coordenação do psicólogo Fábio, que também é Orientador Educacional dessa etapa de ensino. Ele conta que o feedback dos alunos é estimulante: “Uma das estudantes que se candidatou, porém não foi eleita, relata que não se sentiu mal pelo com isso, pois já tinha sido líder de turma em anos anteriores e entende que isso faz parte do processo. Disse, ainda, que foi emocionante poder participar novamente como candidata. Já alunos de uma chapa vencedora, consideraram muito bom participar e revelaram que, pela quantidade de inscritos, não imaginavam que seriam eleitos. Dizem que agora é preciso ter mais responsabilidade com a turma e com os estudos. Manifestam o desejo de 'cuidar' da turma e respeitar os professores”.

O processo eleitoral de 22 líderes (um menino e uma menina por sala) envolve as turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e acontece por etapas: de 03 a 06 de fevereiro foi realizada a divulgação do Projeto e dadas orientações para a candidatura dos estudantes; de 07 a 21 do mesmo mês, foi aberto o período de inscrição dos candidatos e, no dia 04 de março, realizada a eleição dos Representantes de Turma, no pátio central, durante o intervalo.

 

Notícias