Leitura é estimulada pela girafa Gigi

Leitura é estimulada pela girafa Gigi
Personagem serve como reforço para as decobertas da leitura

A semana da criança também abriu espaço para uma atividade super especial na turma do 2º ano do Ensino Fundamental. Os alunos da professora Amanda Vieira receberam a ilustre visita de Gigi, a girafa que incentiva a leitura e ajuda os estudantes a desenvolverem suas habilidades de comunicação oral, entre os dias 02 e 06 de outubro, na sala do 2º ano A.

Visando proporcionar um momento especial para seus alunos, na semana anterior à atividade, a professora já criou expectativa no coração das crianças, dizendo que a turma teria uma aluna nova. “Foi uma alegria só, Gigi nos trouxe algumas sugestões de leituras e, dentre elas, a escolhida foi a história da Zebrinha preocupada”, revela a professora, que fez uma roda na qual contou a história e, depois, os alunos puderam fazer a partilha sobre a obra apresentada.

O livro conta a história de uma zebrinha que tinha as listras diferentes das demais do bando, as listras delas eram deitadas (na horizontal), enquanto as do bando eram em pé (na vertical). Isso fazia com que a zebrinha não olhasse para as coisas a sua volta, para os outros animais, para a natureza, ela chorava, vivia triste. Até que, um dia, ela encontrou uma Girafa também diferente, que tinha as pintas quadradas. Só que a Girafa era feliz e satisfeita com a vida, com as suas pintas, com os seus amigos e ela ajudou a Zebrinha a ver o mundo e a se ver também de outra maneira, a olhar o mundo e as coisas boas, os amigos, a natureza.

“Essa é uma história perfeita para se trabalhar nos nossos dias, pois ela levanta temas como solidariedade, resiliência, além também de se encaixar em algumas competências da BNCC como o autoconhecimento, o autocuidado, a autonomia, o pensamento crítico, entre outros. No final da nossa conversa, preenchemos um suplemento da leitura, uma interpretação da história, mais abrangente, foi muito legal e divertido. Nesse momento deu para perceber claramente o quão impactante foi essa história para as crianças”, avalia a professora.

A atividade é sugestão do material pedagógico, do Sistema de Ensino da FTD, para ser abordado nas aulas de Língua Portuguesa, mas a professora fez uma abordagem diferenciada, envolvendo a personagem Gigi, para “ver o sucesso dos nossos educandos nos estreitamentos de laços, nas relações entre si e no desenrolar pedagógico. Foi um momento muito que estará guardado em nossas memórias afetivas”, encerra Amanda.