Juliana Saraiva abre o Raio de Sol desse ano

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Juliana Saraiva abre o Raio de Sol desse ano
A convidada falou de sua escolha profissional e da carreira na arquitetura

Nessa quinta-feira (12/08), foi aberto o projeto Raio de Sol, que auxilia os alunos da 3ª série do Ensino Médio na escolha profissional. A presença marcante do início da terceira edição foi da arquiteta Juliana Saraiva, que havia sido requisitada pelos alunos. Numa interação de mais de uma hora, estudantes reunidos no anfiteatro da escola e os que acompanharam o evento de casa, por meio da plataforma MEET, puderam conhecer a trajetória pessoal e profissional da convidada.

Juliana Saraiva tem se destacado com projetos na cidade e, com a pandemia, também ganhou destaque nas redes sociais. Hoje ela já computa 190 mil seguidores e, graças a esse alcance, tem desenvolvido projetos para outros estados do Brasil e para o exterior. “A gente não tem noção desse alcance das redes sociais” e, perguntada como esse sucesso a toca, falou: “Eu sou uma pessoa só, nas redes sociais, na minha casa, dentro do meu escritório. Eu acho que as pessoas sentem isso, que é de verdade, parece que isso atinge o coração das pessoas”.

E a convidada abriu seu coração aos alunos. Falou de suas escolhas, desenvolvimento profissional, vida pessoal e projetos de vida, classificando-se como uma pessoa extremamente sonhadora, que não se acomoda com o que conquistou, que tem em mente muitos sonhos a alcançar, mas que sempre busca o equilíbrio. “Não é somente sobre dinheiro, sucesso, conquistas profissionais. Precisamos ter nosso equilíbrio que é nossa fé, nossa espiritualidade, cuidar de nossa família, do nosso eu, da nossa carreira, dos nossos bens, dos nossos sonhos”, disse ela.

Mesmo com um enorme número de arquitetos formados em Dourados, Juliana vê de forma positiva o mercado de trabalho para os novos profissionais. “A arquitetura vale a pena porque a nossa cidade e o nosso estado estão em constante crescimento. A expansão territorial e o crescimento através dos condomínios, loteamentos, tem nos permitido inúmeras outras possibilidades de trabalho. [...] Então, tem trabalho, sim, tem mercado, sim. Tudo o que nos propomos fazer temos que fazer com excelência, temos que fazer a diferença. O nosso público busca o diferente, o café com leite todo mundo faz”, considera ela, alertando que a arquitetura abre um enorme leque de possibilidades que muitas pessoas sequer enxergam.

O projeto – O Raio de Sol proporciona aos alunos da 3ª série do EM o debate direto com profissionais das diferentes áreas do conhecimento, que sejam prioritárias para eles. Depois de suas colocações iniciais, o entrevistado presente responde todas as perguntas que surgem e os alunos conseguem ter uma noção clara de como é a formação e a vida profissional da área em destaque em cada encontro. Ainda nesse ano, os estudantes poderão interagir com outras profissões.

Notícias