Jornalista fala sobre Podcast ao Ensino Médio

Jornalista fala sobre Podcast ao Ensino Médio
Dados sobre o universo do Podcast foram compartilhados com os alunos

No dia 31 de agosto, os estudantes de 1º série do Ensino Médio participaram de uma conversa com a assessora de comunicação da EIC, jornalista Cristine Medeiros, sobre a produção de Podcast. O encontro faz parte das atividades que serão desenvolvidas no Itinerário de Ciências Humanas do Novo Ensino Médio. Também foram convidados os alunos do itinerário de exatas, que foram acompanhados pela professora Maria Bruna.

O que motivou a professora, na verdade, foi a necessidade que os alunos tinham de obter mais informações sobre o processo de realização de um podcast. A jornalista apresentou dados sobre esse conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que pode ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Ela mostrou estatísticas recentes de consumo, já que o Podcast pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajuda na sua popularização. Como costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel, Cristine também focou na definição de público e deu dicas para mantê-lo interessado nos assuntos que serão abordados pelos estudantes, trazendo conhecimentos em geral sobre o assunto.

“Pode-se dizer que foi ótimo o assunto desenvolvido, despertou a curiosidades dos alunos, e percebemos que abriu a cabeça dos mesmos para a realização dos nossos trabalhos a serem cobrados pelos professores envolvidos com os grupos dos itinerários”, disse a professora Katia Silene Santos Rodrigues, da disciplina de literatura, que coordena o projeto.

A partir desse primeiro contato técnico com esse tipo de conteúdo, os estudantes devem passar pelos processos de pré-produção, produção e pós-produção do Podcast. “É importante que eles saibam que estão entrando num universo extremamente fértil e que podem, sim, se destacar, caso se dediquem ao processo”, disse Cristine Medeiros.