Jornada Pedagógica 2024

Jornada Pedagógica 2024
Eficiência no atendimento a emergências foi um dos tópicos tratados

Entre os dias 22 e 25 de janeiro, os professores e os colaboradores dos setores administrativos da EIC participaram da Jornada Pedagógica 2024, que foi planejada executada pela Direção, Supervisão Educacional E Coordenação do Ensino Religioso. Temas relevantes como a Lei Lucas (que trata do atendimento de emergência), a Lei Geral de Proteção de Dados, o Atendimento Educacional Especializado e os Valores e Princípios Franciscanos foram grandes temas debatidos e aprofundados nos encontros que contaram, ainda, com orientações pedagógicas e assessorias dos sistemas de ensino FTD e International School.

Profissionais do serviço SAMU contribuíram para reforçar técnicas de primeiros socorros ao grande grupo no matutino e, de uma forma mais específica no vespertino, para o grupo menor que forma os 25% do número total de funcionários, exigidos por Lei, que devem ter orientação aprofundada sobre as técnicas. “A escola está de parabéns ao meu ver, porque vejo essa ação muito mais que só capacitar vocês para atuação aqui dentro da escola. Eu vejo que essa é uma possibilidade de divulgarmos os primeiros socorros para a sociedade douradense como um todo. Tudo aquilo que vocês estão aprendendo aqui hoje é para colocar em prática em qualquer lugar da cidade onde seja identificada uma situação de emergência”, considerou a enfermeira Edijane Lima, uma das palestrantes.

Aspectos relevantes da LGPD e assédio moral em ambiente escolar foram retomados pelo advogado Lucas Silveira de Ávila, assessor da mantenedora. O profissional realizou o encontro por vídeo conferência direto de Santa Maria (RS), cidade sede da SCALIFRA-ZN. Outra profissional gaúcha participou presencialmente da Semana Pedagógica: Juliane Marschall Morgenstern, da Universidade Fransciscana da SCALIFRA-ZN, que falou sobre o Atendimento Especializado em Educação, na sexta-feira (25/01). Paralelamente às palestras, os profissionais puderam participar numa imersão na Oficina sensorial AEE - Abrindo as janelas das emoções.

Com todas essas atividades da formação continuada, já tradicional do início de ano letivo, o grupo aproveita não só para alinhar atividades, mas também para aprofundar o carisma franciscano. Para a supervisora educacional, Eliane Maria Amaro, “a Jornada Pedagógica da EIC é um momento no qual a equipe da escola, professores e pessoal administrativo têm a oportunidade de reordenar seus trabalhos para que o ano letivo aconteça de forma harmoniosa e com a qualidade que favoreça o desenvolvimento do ensino e a aprendizagem. A jornada pedagógica oportuniza um olhar sobre a realidade educacional, no que tange à legislação e outras demandas, aspectos técnico-pedagógicos, bem como o avivamento do jeito franciscano de educar”, diz ela.