Desde que o piso do pátio central da escola foi pintado com tabuleiros, os professores têm inovado com atividades lúdicas de reforço e aprendizagem. Na semana passada, dias 16 e 17, foi a vez do professor Adriano Rodrigues promover uma partida de damas com os alunos do 9º ano, usando o tabuleiro do pátio e os alunos como as peças do jogo. A movimentação das peças foi por meio de questões de revisão dos conteúdos de história.
"O projeto visa desenvolver e apresentar o jogo de damas como um instrumento do exercício intelectual, ou seja, do fortalecimento do processo de aprendizagem do aluno", ressalta o professor. Ele considera que o jogo é uma distração sadia, que leva o adolescente ao treinamento da memória, à reflexão, melhorando a aplicação nos estudos. Para ele a prática prende a atenção do aluno, o obriga a concentrar-se, a refletir muito e a ter mais rapidez de raciocínio.
Num tabuleiro com 64 casas, duas equipes, com 12 integrantes cada, se enfrentaram. A cada resposta correta de questões impressas sobre o conteúdo, a movimentação da "peça" humana era feita, exigindo dos alunos, além do conhecimento, a tática do jogo. Durante a atividade, os alunos foram avaliados pela disciplina, pelo trabalho em equipe e pelos conteúdos dominados.