JE estende atendimento escolar com diversão


O período de recesso escolar – de 15 a 26 de julho – paralisou as atividades escolares da maioria dos alunos. Os estudantes que participam da Jornada Estendida (JE), entretanto, tiveram ampliação no atendimento, com mais uma semana de atividades, só que voltadas para as brincadeiras e para a diversão. O calendário deles reuniu uma série de vivências diferentes da rotina, como cinema com pipoca, contação de história, cinema de pijama, oficina de slime, piquenique literário e desfile à fantasia, dando um clima de férias para os alunos.
Um dos pontos altos da programação foi o trabalho que a professora Mara Carvalho e suas monitoras realizaram com um capítulo do livro "A cozinha encantada dos contos de fada" (Cia das Letras), de Katia Canton. Após a leitura de um dos seus capítulos, a princesa Branca de Neve apareceu e convidou as crianças para fabricarem um delicioso macarrão para os seus amigos sete anões. Então, todos se dirigiram à cozinha da jornada e foram orientados no preparo da massa caseira. Eles puderam misturar os ingredientes, espichar a massa, manipulá-la à vontade porque a “Tia Geovana” já havia preparado outra receita para eles comerem.
A prática de contar histórias, reconhecidamente, promove o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Ao contrário de leituras comuns, a contação de histórias permite o improviso e a interação com os pequenos, o que deixa tudo mais prazeroso. “A alegria das crianças em participar é excepcional, mas perceber o quanto se encantam e se deixam levar pela imaginação é algo que não tem preço”, considera a professora Mara. “A colônia de férias para os alunos é uma atividade prazerosa, as crianças adoram, vale todo esforço e, no final, é lindo de ver cada sorriso em cada rosto das crianças”, destaca Laís da Silva Ferreira, monitora da jornada estendida.