JE comemora 10 anos de atividades
No dia 30 de novembro, os pais dos estudantes que frequentam a Jornada Estendida (JE) no contraturno escolar foram convidados para a celebração dos 10 anos desse serviço prestado às famílias pela EIC. A intenção foi contemplar todo o trabalho feito desde fevereiro de 2014 e envolver as famílias e seus filhos de forma efetiva. O momento especial de apresentações aconteceu na quadra coberta e a parte final, de confraternização e entrega de mimos, no Ginásio Poliesportivo São Francisco e Assis.
No momento cultural da festividade, os estudantes representaram esquetes da obra de Monteiro Lobato, dando vida a personagens icônicos como a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa. A obra é tema de atividade na jornada e encanta sempre as crianças, como fez com os pais, por meio dessa apresentação. Depois, todos foram convidados para ficarem à vontade no espaço onde a JE funciona. As famílias se espalharam pela quadra o poliesportivo e pelo gramado anexo, compartilhando alimentos no pic-nic. Também houve espaço para exposição dos trabalhos realizados durante o ano e que traduziram as atividades preferidas de cada um dos estudantes. As famílias ainda foram contempladas com biscoito e bolo feitos pela cozinheira da jornada, Giovana, que dividiu com elas suas receitas.
A coordenadora da JE, Inês Buturi, ficou emocionada ao lembrar que tudo começou com apenas cinco alunos e hoje são mais de 80. Rememorou a rápida evolução desse serviço até chegar a atual sede, no poliesportivo. “Atendemos a uma necessidade real das famílias porque o pai que trabalha e não tem família em Dourados, precisa. A jornada existe justamente para atender a essa necessidade da família, oferecendo opções flexíveis para esse atendimento. Nós nos adequamos à necessidade da família e oferecemos cuidado, marca da JE, e mais as atividades lúdicas e extracurriculares”, diz ela.
“A Jornada Estendida é o braço direito da nossa casa desde o segundo ano de vida do João Manoel, até então ele ficava no berçário da escola. Nossa intenção sempre foi deixar nosso filho em uma escola, ao invés de deixar com babá e a Jornada foi nossa opção pelo leque de atividades que oferece, horário para estudos e uma alimentação que ajuda muito os pais na correria do dia a dia. Meu filho se alimenta muito bem hoje porque a Jornada foi parceira nesse sentido, oferecendo um almoço muito bem feito e um lanche gostoso e saudável. João Manoel é muito feliz nesse lugar, só tenho a agradecer o cuidado de todos que ali estão envolvidos. O depoimento é da jornalista Graziela Moura de Souza, mãe de João Manoel de Souza Cavalheiro, hoje com nove anos e há sete na JE.
Mas esse reconhecimento exige dedicação de toda a equipe que abraça a causa. “Eu recebi uma missão e um desafio. Ninguém sabia como seria. Confiei no lema de Madre Madalena que ‘Deus cuida’ e ele cuidou. Para mim, a jornada é muito significativa, foi gratificante porque me ensinou muito. É um trabalho muito afetivo”, diz a coordenadora, destacando que o acolhimento é que faz o diferencial da jornada.