Ioga como ferramenta para combater a ansiedade


Aula de ioga no meio de uma manhã de aulas. Essa foi a etapa que os estudantes da terceira série do ensino médio vivenciaram no dia 04 de outubro, como parte do projeto Caminhos, que os direciona e promove cuidados aos alunos, no período preparatório para as provas de Enem e vestibulares. A professora convidada, Marines Ferreira Prado, tem 24 anos de experiência na ioga e conduziu os estudantes a momentos de consciência corporal, alongamento e relaxamento do corpo e da mente.
“Foi muito legal, foi um momento para a gente relaxar, reconectar nossas energias quando estamos muito estressados com os vestibulares, com a provas. Foi minha primeira vez [na ioga], mas relaxou muito, foi perfeito, adorei”, comentou a estudante Isabele Justi Nantes.
Mas, segundo a especialista, a prática da ioga reverbera em todo o corpo: exercício do físico com respiração diafragmática, alongamento, equilíbrio, força, tônus muscular, flexibilidade, articulações, correção postural e da estrutura óssea, circulação linfática e sanguínea, sistema endócrino. “Tudo isso é trabalhado, mas o grande objetivo é realmente o equilíbrio emocional, trazendo mais discernimento porque a consciência corporal é trabalhada”, diz Marines, apontando que, dessa forma, o praticante é ajudado na busca do seu “eu” e, trabalhando o autocontrole, passa a se conhecer melhor.
Quando a experiência terminou, muitos estudantes pediram para repeti-la, alguns até sugeriram prática semanais, já que a ansiedade começa a tomar espaço nessa reta final de provas e estudos. Essa é, sem dúvida, uma ferramenta que pode ser adotada ao longo do processo daqueles que querem se preparar, com qualidade e saúde emocional, para a maratona de vestibulares e para o Enem.