Hora do “Pipoco”
No dia 21 de agosto, os estudantes da terceira série do ensino médio participaram de mais uma etapa do projeto Caminhos, que vem dando direcionamentos e promovendo cuidados aos alunos, nesse período que antecede as provas de Enem e vestibulares. Chamada “Pipoco”, essa fase focou no aumento da pressão com a aproximação do início das provas, indicando caminhos para enfrentar os desafios com equilíbrio. Participaram da interação a psicóloga da EIC, Daniela Oliveira Cardoso, o educador físico Douglas Sauda e a nutricionista Rayra Azóia, discutindo questões que envolvem os campos psicológico, físico e nutricional.
No campo psicológico, Daniela destacou a importância do controle das emoções, mesmo em momentos desafiadores, para que o desempenho não seja prejudicado. Já o professor Douglas fez analogia da preparação dos estudantes para as provas, com o treinamento de atletas que exige condições físicas de excelência, mas também dedicação e esforço psicológico para manter o equilíbrio entre corpo e mente. Para finalizar, a nutricionista mostrou como uma boa alimentação contribui para que os estudantes consigam encarar a rotina de estudos com melhor performance.
A antiga aluna Rayra elogiou a iniciativa dos organizadores do projeto de incluírem dados nutricionais nessa abordagem. “Acho importante eles [os alunos] cuidarem da parte alimentar porque esse é um período que, se eles apresentarem uma deficiência nutricional, isso pode influenciar nos estudos, eles acabam ficando mais cansadinhos, com dificuldade de manter o foco nos estudos porque a falta de nutrientes, de minerais, estão relacionados a isso”, disse ela. A especialista também relaciona a alimentação saudável proposta à criação de rotina, o que potencializa a prática e planejamentos nos estudos. “Quando a pessoa consegue se alimentar bem, em horários organizados ela consegue trazer rotina também para os estudos e isso é muito bom para criarem hábitos saudáveis dentro do dia a dia deles”, destacou.