História e personagens de Dourados ganham vida em projeto do 4º ano

Escola Franciscana Imaculada Conceição
História e personagens de Dourados ganham vida em projeto do 4º ano
Movimento de emancipação é ressaltado pelos alunos

Mais uma vez os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental proporcionam uma verdadeira aula de história de Dourados às famílias. O encerramento do projeto “Conhecendo Dourados”, realizado no dia 24 de junho no Ginásio da Escola, retratou o passado do município, exaltando a participação personagens importantes para a formação histórica e cultural da cidade.

“Foram estudos, pesquisas, passeios e registros para conhecer a história do município e dar a ele a sua importância para o estado de MS hoje”, ressalta a professora Cleusa Ventorini que, juntamente com a professora Camila Brasil, desenvolve esse trabalho tão importante para os alunos e suas famílias.

A festa de encerramento conta com a participação das famílias que possuem ligação com outros estados que deram origem ao povo de Dourados, ou parentesco com personagens históricos. Nesse ano o CTG Querência do Sul apresentou danças em grupo, declamações de poesias e chula, cultura trazida pelos gaúchos pioneiros.

A exposição de maquetes de pontos históricos e culturais da cidade, que são construídas em família, também é uma atração especial desse projeto. “Esse encontro emocionou a todos com a exposição dos trabalhos e o comportamento dos alunos ao mostrar, por meio de seus personagens, a importância e contribuição de todos que fizeram de Dourados o melhor lugar para vivermos hoje”, diz Cleusa.

Outro momento especial foi quando todos cantaram o Hino da Escola na presença de uma das suas autoras, a musicista Sandra Márcia Palma Mattos e Souza. “Não imaginava isso. Foi uma criação incrível porque sonhei com o hino. Havia tentado compor uma outra melodia e acabou vindo no meio da noite. É maravilhoso saber que hoje ele está na boca das crianças e no coração delas”, declarou ela, emocionada, Sandra.

Notícias