Exercícios de inglês em situações cotidianas

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Exercícios de inglês em situações cotidianas
Na pizzaria, na clínica veterinária, em lojas... alunos criaram situações do cotidiano deles para exercitar a oralidade

Aprender um novo idioma é questão que envolve, sim, o conhecimento gramatical da língua, mas é um processo que exige a prática para incorporação de pronúncia, gírias, elementos cotidianos. Nesse sentido, a professora Joyce Besen desafiou os alunos de 8º ano do Ensino Fundamental a experimentarem o uso do inglês em situações criadas por eles, projeto nomeado “Everyday Situations” (situações cotidianas).

Na primeira etapa, os alunos se dividiram em pequenos grupos, pensaram em algumas situações do cotidiano que seria interessante para eles conversarem sobre e passaram a produzir diálogos. Tudo isso aconteceu em sala, com todos do grupo participando, sob a orientação da professora, que foi fazendo as devidas correções nos textos propostos.

Depois, seguiu-se a finalização dos diálogos e ensaios para gravar as falas e a pronúncia.  Por último, as turmas foram reunidas no salão da Escola para apresentação dos diálogos. Alguns grupos utilizaram caracterização; outros, preferiram não usar.

“Essa atividade surgiu porque o ensino regular de língua inglesa não traz como proposta principal a oralidade. Por termos a gramática e a interpretação de texto como proposta principal da disciplina, é difícil trazer a oralidade para sala de aula. Foi daí que surgiu a ideia de usarmos o que os alunos têm aprendido na escrita para a oralidade”, conta a professora que teve como feedback a motivação e confiança para os alunos se expressarem no idioma.

Com tudo isso, a professora já tem novos planos: trabalhar mais leitura em voz alta para os alunos falarem mais em inglês durante as aulas, “já que a empolgação dos alunos em apresentar foi contagiante”, segundo ela, que observou ainda: “até mesmo os alunos mais tímidos ou com mais dificuldades tiveram um ótimo desempenho”. Muitos alunos pediram para que a atividade fosse repetida outras vezes.

Notícias