Estudantes são levados à reflexão

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Estudantes são levados à reflexão
A metáfora da roseira guiou a reflexão dos estudantes do 9º ano no período que antecede o ensino médio

Nos dias 04 e 05 de dezembro, as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da EIC, aproveitaram o amplo espaço da Chácara da escola para o contato com a natureza e para reservarem um momento do período de encerramento do ano para abrir espaço para reflexões. As atividades fazem parte da disciplina de projeto de vida e foram coordenadas pela professora, Janice Menezes, e pela coordenadora do SER, Celina Oliveira.

No dia 04, foi realizado o Cultivo Franciscano com os estudantes do 9º ano. Esse é um momento de interação e socialização entre colegas e professores e a Espiritualidade Franciscana foi trabalhada com os estudantes motivando cada um a pensar, refletir e escrever sobre seus desafios, superações e conquistas do ano. Como gesto concreto desse momento, eles plantaram dois pés de rosas, cheios de significado. Os espinhos representaram os desafios; os brotos, as superações e as flores, as conquistas. “Finalizamos com o sentimento de gratidão pela vida e tudo que ela nos oferece para florescermos. Conseguimos despertar neles esse sentimento pela vida, nosso bem mais precioso”, declara a professora Janice.

Já o “Terceirão”, teve sua experiência no dia 05 de dezembro, com a “Cápsula do Tempo 2024”, que será aberta por eles em 2034.  Nesse dia, além de estudantes, professores, coordenação de SER, a orientação pedagógica da escola também se fez presente.  

No decorrer do terceiro trimestre, nas aulas de projeto de vida em culminância com o ensino religioso, os estudantes da 3ª série do ensino médio realizaram algumas atividades e escreveram cartas direcionadas para amigos, familiares, professores e para si, fazendo reflexões e discussões sobre projeto de vida que cada um vislumbra para seu futuro.

“Com os concluintes, o objetivo é motivá-los sobre a importância de refletir e planejar seu futuro, valorizando cada momento vivido, as pessoas, a vida como o bem mais precioso. Foi um momento muito especial que envolveu alegria, interação, emoção, fortalecendo a espiritualidade franciscana na convivência”, comemorou a professora.

Após as atividades reflexivas, foi aberto espaço para a diversão e interação entre professores e alunos. Banho de piscina, futebol na espuma, jogos e churrasquinho assado pelos professores fizeram parte da agenda do dia que entrará para e memória de todos aqueles que dele participaram.

 

 

Notícias