Estudantes reproduzem a obra “Manto de Apresentação”

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Estudantes reproduzem a obra âManto de Apresentaçãoâ
A releitura uniu estudantes em reflexões sobre a própria vida

Os alunos das turmas A e B, do 4° ano do Ensino Fundamental, realizaram, na última semana de agosto, uma intervenção artística que resultou na criação da obra inspirada no "Manto da Apresentação", de Arthur Bispo do Rosário. Eles interferiram em um tecido com materiais diversos como tinta, cola colorida, caneta para tecido, linha, botões, pingentes, etc, com o propósito de experimentar um suporte incomum para uma criação artística.

A atividade, orientada pela professora Juliana Medeiros, nas aulas de artes, vai ao encontro da proposta do material didático, a qual apresentava o conteúdo: "diferentes suportes da Arte". Os estudantes conheceram a vida e obra do artista, que era esquizofrênico e criava a partir de alucinações que tinha, nas quais anjos o guiavam para produzir suas experiências artísticas. “Quando eu subir, os céus se abrirão e vai recomeçar a contagem do mundo. Vou nessa nave, com esse manto e essas miniaturas que representam a existência. Vou me apresentar”, dizia ele sobre sua obra de maior representação.

Os estudantes puderam experimentar materiais e técnicas diferenciadas exercitando, assim, coordenação motora, senso estético, autonomia e autoestima, que são habilidades importantes para o desenvolvimento pessoal de cada um. “Foi gratificante presenciar o interesse e dedicação de cada estudante para fazer parte do processo de criação da obra de arte”, registrou a professora Juliana.

A referência - A obra "Manto da Apresentação", de Arthur Bispo do Rosário, é um inventário do mundo, representado por meio de objetos, bordados e palavras. Ele acreditava que sua missão era apresentar a Terra a Deus e recriar um novo mundo sem miséria, doenças e sofrimento.  O artista fabricou o Manto ao longo de décadas, enquanto esteve internado na Colônia Juliano Moreira. Um antigo cobertor foi transformado em majestoso traje, bordado interna e externamente com palavras e símbolos que revelam a síntese de sua obra. (fonte: museubispodorosario.com - adaptado)

Notícias