Estudantes realizam pesquisa e seminário sobre meio ambiente

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Estudantes realizam pesquisa e seminário sobre meio ambiente
Alunos compartilharam os conhecimentos adquiridos na pesquisa com os colegas

O que aconteceu na sala do 2º ano A (Ensino Fundamental), da professora Amada Vieira, durante a apresentação do trabalho de ciências no dia 28/06 (terça-feira) foi uma experiência de iniciação científica.  Desafiados a pesquisarem, com suas famílias, sobre os elementos ar, água, luz do sol, rochas e solo, os estudantes surpreenderam e, em forma de seminário, trouxeram informações riquíssimas com segurança, conhecimento e expressividade. Foi um trabalho completo.

O start da proposta foi a comemoração do dia do Meio Ambiente (05/06). A professora, então, lançou o desafio para as crianças explorarem esse tema, que ela destaca: “primeiro precisa ser olhado com muito carinho o ambiente que nos cerca precisa ser preservado, cuidado e olhado. Isso se refere a nossa casa, a nossa escola, e a todos os lugares que frequentamos, e também porque estava sendo conteúdo administrado em sala de aula no Componente Curricular de Ciências, juntamente com o nosso material de apoio”. Cada aluno levou para casa um bilhete explicando o que deveria ser feito, deixando-o livre para usar a criatividade com a sua família, podendo então desenhar, recortar, colar e imprimir curiosidades sobre os Recursos Naturais não vivos, indispensáveis para a vida de plantas, animais e seres humanos.

No dia da apresentação, a professora deixou os alunos bem à vontade e eles, voluntariamente, foram se colocando à disposição de falar sobre o que havia estudado com as famílias. E assim, com muita segurança, fizeram. Cada um no seu tempo, do seu jeito e com o seu envolvimento. “Entre as minhas falas de encorajamento como você pode, você consegue, fala do seu jeitinho, cada vez que um aluno iria iniciar, eles também comentavam entre eles: vai, não precisa ter vergonha, só está a gente .... fala, não precisa rir agora, eu acho que estou nervoso.  Enfim, mais que o aprendizado pedagógico, nesse componente curricular, esse dia ficou marcado com muita superação e desafios vencidos”, considera a professora.

E foi um momento tão rico, que a professora concluiu que seus pequenos alunos estão preparados para se apresentarem ao público quando estiverem na faculdade, no primeiro emprego, diante de uma autoridade. São terminar, ela ouviu: “tia, vamos de novo?”.

 

Notícias