Estudantes colocam na prática lições franciscanas

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Estudantes colocam na prática lições franciscanas
Experiência de mexer na terra e plantar foi vivda pelas crianças

O dia de São Francisco de Assis é comemorado no início de outubro, mas as lições de sua vida e obra perpassam o fazer pedagógico na escola continuamente.  Depois de conhecerem a história do santo nas aulas de ensino religioso, estudantes do maternal II A e B (matutino) e maternal II C e D (vespertino) foram orientadas pelas professoras Amanda Miranda da Silva, Amanda Patrícia Pattero dos Reis, Débora Rodrigues de Figueiredo e Ligiane Pavin Lourenção, com a colaboração da supervisora escolar Eliane Maria Amaro, a realizarem o plantio de suculentas. O encontro da supervisora, que é apaixonada por essas plantas, aconteceu nos dias 16 e 18 de outubro, no pátio da educação infantil.

Dentro das dinâmicas do ensino religioso, as crianças vivenciaram momentos na capela e em sala de aula conhecendo como São Francisco mantinha cuidado e respeito com pessoas, animais e plantas. Com base nisso, as professoras aproveitaram a oportunidade para trabalhar a o tema jardim (proposto no material pedagógico da turma), com o objetivo levar o aluno a identificar diferentes plantas, conhecer os cuidados necessários para o desenvolvimento e crescimento delas ao observar suas fases, bem como afinar a coordenação motora, promover contato com texturas diferentes, oportunizado pelo plantio de suculentas.

A supervisora pedagógica orientou o plantio e o cultivo de plantas suculentas a partir da prática e observação, de modo que os alunos recebessem as orientações sobre cuidados básicos da muda levaram para suas casas. Além disso, os estudantes foram motivados a criarem mais espaços verdes, plantando suculentas também na escola para acompanharem o crescimento delas.  Segundo as professoras, as crianças adoraram a atividade, foram muito receptivas e participativas durante toda a explicação. “Foi muito divertido e, ao mesmo tempo, elas aprenderam como cultivar a muda da suculenta, tendo contato com a terra e com a planta. Quando pensamos em realizar uma atividade para a educação infantil, que envolva algum tipo de planta, pode ser uma maneira divertida e educativa de ensinar as crianças sobre a natureza. Desenvolvemos habilidades de observar, cuidar, regar, plantar e observar o crescimento. Aprendemos sobre as raízes, caules, folhas e flores, sempre incentivando a responsabilidade de cada criança que deverá cuidar da sua plantinha em sua casa”, destaca a professora Ligiane.

“O plantio de suculentas, realizado com as crianças da educação infantil, está ancorado na abordagem do desenvolvimento da inteligência naturalista que nada mais é que a habilidade de relacionar-se com a natureza em si, como contatos com animais, plantas, flores, terra; isso de acordo com a teoria de das inteligências múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner, e também com a proposta de Francisco de Assim, que traz a importância do ser humano com a ecologia. Nossa missão de Escola Franciscana está em sensibilizar as crianças para relações de sustentabilidade da vida e, cuidar de uma plantinha, é o início do cuidado maior com o planeta Terra que é nossa casa comum”, disse Eliane. Cada criança plantou sua suculenta em um pote de iogurte, a fim de abordar e fazer reciclagem, e também pode colocar nome em sua suculenta.

Notícias