Estratégia de ensino da UnB faz sucesso no Ensino Fundamental

Estratégia de ensino da UnB faz sucesso no Ensino Fundamental
Desafio de questões de ciências serviu para revisão do conteúdo anual

“Summaê (do latim, Summae = Somas; do popular: sinal circunflexo = chapéu). Essa é uma estratégia pedagógica idealizada, em 2011, com o objetivo de transformar o ambiente de sala de aula nas aulas de cálculo para os cursos de Engenharia na UnB em um espaço mais gamificado, criativo, colaborativo e com maior engajamento dos estudantes. Trata-se de um evento em que a comunidade faz desafios aos participantes por meio de vídeos e, depois da resolução proposta por cada estudante, docentes discutem as soluções possíveis”.

Essa estratégica pedagógica inovadora e participativa foi aplicada junto às turmas de 7º e 8º ano, de 11 a 20 de novembro, pela professora Ana Caroline Gomes Abreu, com o mesmo objetivo, mas com conteúdos diferentes, para que os alunos revisassem todo o conteúdo de 2019, de forma divertida e descontraída. “Durante todo o ano, como atividade de revisão, os alunos formularam questões sobre os conteúdos aplicados e desenvolviam um jogo de perguntas e respostas. Para fechar essas atividades, propusemos o Summaê”, conta a professora.

As turmas foram divididas em grupos e cada um deles elaborou uma questão sobre um assunto pré-determinado (vertebrados para os 7ºs anos e sistemas do corpo humano para os 8ºs anos). Então, as equipes utilizaram vídeos com trechos de filmes para elaborarem suas questões. E começou a competição. Cada grupo foi respondendo as questões dos outros até que, pela soma de acertos, houvesse um campeão. “Além disso, todos precisavam vir com chapéu e, o mais criativo, somava pontos extras para a atividade”, destaca a professora Carol.

Segundo ela, tudo isso aconteceu com o intuito de revisar os conteúdos e sanar dúvidas de ciências de uma forma diferente e criativa. Assim, alunos ficaram preparados para as provas de recuperação e para os próximos conteúdos que serão ministrados no ano que vem. “Foi incrível ver o esforço dos alunos para esse dia. Eles se esforçaram e o resultado foi maravilhoso, se dividiram para estudar todos os conteúdos. O trabalho foi de grande valia, pois além da revisão do conteúdo de uma forma bastante diferente e divertida, eles também aprenderam a editar vídeos”, finaliza, satisfeita, a professora.