Estímulo aos sentidos encerra com exercício de paladar

Estímulo aos sentidos encerra com exercício de paladar
A nutricionista ajudou a oferecer o iogurte de manga aos bebês. Aprovado

No encerramento do projeto “Os cinco sentidos” junto aos bebês do Berçário, no dia 01 de dezembro, as professoras Cleiciane Campos e Lucielma Teles ofereceram a oportunidade deles degustarem novos sabores.  Iniciadas em outubro, diversas atividades proporcionaram estímulos sensoriais aos cinco sentidos, em atividades explorando diferentes texturas, paladar, olfato, visão e audição.

As atividades alinhadas ao projeto “Os cinco sentidos” do terceiro trimestre, tem intuito de promover momentos lúdicos através das estimulações, com objetivo de desenvolver não só os cincos sentidos, mas a interação com mundo físico, o esquema corporal, coordenação motora, entre outras tão importante no processo de desenvolvimento da aprendizagem.

“É gratificante e prazeroso ver o sorriso no rosto dos bebês e o despertar da curiosidade ao explorar os novos desafios, com as diferentes texturas, sabores, sons e cheiros. Ao estimular o paladar, os bebês puderam degustar diferentes sabores, um deles foi o iorgute de ihname com manga, para estimular o doce no paladar; eles se deliciaram com sabor e textura”, observou a professora Cleiciane.

O desenvolvimento da atividade contou com a orientação e o preparo da nutricionista da EIC, Ana Paula Brunharo. Também foram oferecidos batata e brócolis , salgados, e para experimentar o sabor azedo, os bebês degustaram maracujá. “Eles estão adorando explorar os materiais e interagindo com alegria durante as atividades propostas. Estamos muito felizes ao ver esse processo de desenvolvimento de cada aluno”, finaliza a professora.

A correta estimulação dos cinco sentidos durante a educação infantil é muito importante para o desenvolvimento da criança. Principalmente nos primeiros anos de vida, os cinco sentidos são fundamentais para a descoberta do mundo. As atividades também têm o importante papel de fazer com que a criança perca o medo ou a aversão a determinada sensações; quanto antes for estimulada, melhor a criança aprende sobre o mundo e sobre si mesma.